O PRESENTE TRABALHO ORIGINOU-SE DO CURSO DE PÓS – GRADUAÇÃO ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA
ESCOLAR NA PERSPECTIVA INCLUSIVA (PGEFEPI) VINCULADO À ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTOS DA
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO (EEFD-UFRJ). APRESENTAMOS UM RECORTE DO TRABALHO FINAL, ATRAVÉS
DAS DIMENSÕES DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, INCLUSÃO E AVALIAÇÃO. INICIALMENTE RESSALTAMOS A ESCOLA,
ENQUANTO INSTITUIÇÃO SOCIAL DE EDUCAÇÃO FORMAL, QUE SE CONSTITUI DE ATORES QUE EXERCEM O ATO DE AVALIAR EM
DIVERSOS MOMENTOS, COM OS MAIS VARIADOS OBJETIVOS. NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR AINDA IDENTIFICAMOS
MODELOS DE AVALIAÇÃO CLASSIFICATÓRIAS, COM FOCO EM UM ÚNICO INSTRUMENTO AVALIATIVO QUE ENFATIZA GESTOS,
PADRÕES E HABILIDADES MOTORAS PREDETERMINADAS, NEGANDO E IGNORANDO AS DIFERENÇAS ENTRE OS ESTUDANTES,
DEIXANDO DE ENCARÁ-LAS ENQUANTO VANTAGEM PEDAGÓGICA. O PAPEL PRINCIPAL QUE ASSUME É DE INSTRUMENTO
DIRECIONADO À SELEÇÃO E CLASSIFICAÇÃO. LOGO, ESTES MODELOS ESTÃO ATRELADOS A UMA PROPOSTA DE EXAME E NÃO
DE AVALIAÇÃO, JÁ QUE ESTA ÚLTIMA DEVE PROCURAR SER MAIS AMPLA, PARA ALÉM DA SIMPLES ATRIBUIÇÃO DE
CONCEITOS, VALORES OU NOTAS. NO QUE DIZ RESPEITO AO CONCEITO DE INCLUSÃO QUE NOS DEBRUÇAMOS, É AQUELE QUE
SINALIZA A BUSCA INCESSANTE NA REDUÇÃO DE QUALQUER TIPO DE PRESSÃO EXCLUDENTE E/OU DESVALORIZAÇÃO DAS
PESSOAS, INDEPENDENTEMENTE DE SUA RELIGIÃO, RENDIMENTO, DEFICIÊNCIA, GÊNERO, CLASSE SOCIAL, SEXUALIDADE,
DENTRE OUTROS. ABRANGENDO QUALQUER GRUPO QUE SE ENCONTRE EM CONDIÇÕES DE EXCLUSÃO, NÃO SÓ AS PESSOAS
COM DEFICIÊNCIA, AINDA QUE HISTORICAMENTE ESSE GRUPO TENHA ENFRENTADO E ENFRENTEM EXCLUSÕES DE TODA
ORDEM MESMO DIANTE DAS LEGISLAÇÕES EXISTENTES. O TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO IDENTIFICAR E ANALISAR AS
CONCEPÇÕES SOBRE AVALIAÇÃO ESCOLAR NO ENSINO FUNDAMENTAL I, NO QUE CONCERNE AS PRODUÇÕES APRESENTADAS
NOS ÚLTIMOS CINCO EVENTOS DO CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE (CONBRACE). UTILIZAMOS COMO
BASE A TÉCNICA DE REVISÃO SISTEMÁTICA, JUNTO A ANÁLISE DOCUMENTAL COM ABORDAGEM QUALITATIVA DE CUNHO
EXPLORATÓRIO. FORAM ANALISADOS CINCO TRABALHOS SOBRE AVALIAÇÃO ESCOLAR NO ENSINO FUNDAMENTAL OU BÁSICO,
EXCLUINDO OS QUE TRATAVAM APENAS DO ENSINO MÉDIO E AQUELES QUE TRATAVAM SOBRE O ENSINO SUPERIOR. TODOS
OS TRABALHOS APRESENTARAM AO MENOS UM DOS PRINCÍPIOS BALIZADORES FUNDAMENTAIS A AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO
FÍSICA ESCOLAR NA PERSPECTIVA INCLUSIVA, TAIS QUAIS: O PROTAGONISMO DISCENTE, O ASPECTO PROCESSUAL E A
DIVERSIFICAÇÃO DE INSTRUMENTOS. PORÉM, APENAS UM DOS ESTUDOS APRESENTOU A PRESENÇA DESSES TRÊS
PRINCÍPIOS. A OCORRÊNCIA DOS PRINCÍPIOS SEPARADOS UM DOS OUTROS NOS APONTA UM MASCARAMENTO DOS
MODELOS TRADICIONAIS. É NECESSÁRIO QUE A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR SE CONTRAPONHA A UMA VISÃO TRADICIONAL E
TECNICISTA, RELACIONANDO-SE ÀS CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO MAIS ATUAIS, AMPLIADAS, HUMANAS, DEMOCRÁTICAS E
ASSIM MAIS INCLUSIVAS. COM ISSO, BUSCA-SE AVALIAR CRITÉRIOS QUE COMPÕE UMA VISÃO DA TOTALIDADE HUMANA
CONTRAPONDO AO OLHAR APENAS DAS HABILIDADES.