O PRESENTE TRABALHO OBJETIVA APRESENTAR ALGUMAS TÉCNICAS OPERACIONAIS, BEM COMO OS RESULTADOS OBTIDOS, NA APLICAÇÃO DE REVESTIMENTOS EM SUBSTRATO DE AÇO DE CARBONO, A FIM DE OBTER MELHORIAS NO PROCESSO DE SOLDAGEM GTAW MECANIZADA COM ADIÇÃO DE ARAME FRIO. AS SOLDAGENS FORAM REALIZADAS COM O METAL DE ADIÇÃO AISI 317L, COM DIÂMETRO DE 1,2MM E UM AÇO DE BAIXO CARBONO COMO SUBSTRATO. ADEMAIS, ALGUMAS TÉCNICAS E PARÂMETROS DE SOLDAGEM PROVENIENTES DE UM TRABALHO ANTERIOR, COM OS MELHORES RESULTADOS, FORAM EMPREGADOS. AS ANÁLISES SE BASEARAM EM EXAME VISUAL, GEOMETRIA DOS REVESTIMENTOS E ENSAIOS ELETROQUÍMICOS DE CORROSÃO. VERIFICOU-SE QUE OS REVESTIMENTOS FEITOS COM OS PARÂMETROS DA TÉCNICA 3 NÃO PROSSEGUIRAM PARA AS ANÁLISES SEGUINTES À INSPEÇÃO VISUAL PELA FORTE PRESENÇA DE FALHA DE PREENCHIMENTO ENTRE OS CORDÕES. JÁ NA ANÁLISE GEOMÉTRICA, ALGUNS REVESTIMENTOS COM E SEM PRÉ-AQUECIMENTO APRESENTARAM RESULTADOS SATISFATÓRIOS, MAS ALGUNS QUE NÃO RECEBERAM PRÉ-AQUECIMENTO TAMBÉM MOSTRARAM FALHAS DE PREENCHIMENTO E NÃO FORAM ESTUDADOS NOS ENSAIOS ELETROQUÍMICOS DE CORROSÃO. BASEADO EM TODAS ESSAS ANÁLISES, VIU-SE QUE O PRÉ-AQUECIMENTO DIMINUIU A INCIDÊNCIA DE DEFEITOS, QUE A SINERGIA ENTRE A VELOCIDADE DE ALIMENTAÇÃO E A CORRENTE FOI FUNDAMENTAL PARA A OBTENÇÃO DE ALTURA E LARGURA SATISFATÓRIA, BEM COMO UMA BOA DILUIÇÃO E QUE O REVESTIMENTO 3 APRESENTOU BONS RESULTADOS NOS ENSAIOS DE CORROSÃO, MAS A NECESSIDADE DE REALIZAR CORREÇÃO DE GEOMETRIA NOS CORDÕES TORNOU SUA APLICAÇÃO INVIÁVEL E ASSIM, O REVESTIMENTO 2 COM PRÉ-AQUECIMENTO MOSTROU-SE O MAIS APROPRIADO PELAS FALHAS MÍNIMAS, PARÂMETROS GEOMÉTRICOS ACEITÁVEIS E RESULTADOS DE IMPEDÂNCIA E RESISTÊNCIA À POLARIZAÇÃO SATISFATÓRIOS.