EM UMA REFINARIA DE PETRÓLEO, REALIZAR CÁLCULOS DE PROJETO E DESIGN SÃO DE SUMA IMPORTÂNCIA PARA IDENTIFICAR E AVALIAR CONDIÇÕES ADEQUADAS DE PROCESSO A FIM DE OBTER DETERMINADO PRODUTO FÓSSIL. PARA CONTRIBUIÇÃO DE CÁLCULOS QUE REQUEREM CONHECIMENTO RELACIONADO À FLUIDEZ DO LÍQUIDO, ALGUMAS PROPRIEDADES DA FRAÇÃO DO PETRÓLEO SÃO ESSENCIAIS, COMO A VISCOSIDADE CINEMÁTICA (VC). DE FORMA A OTIMIZAR A OBTENÇÃO DO VALOR DA VISCOSIDADE, MUITOS MODELOS PREDITIVOS FORAM DESENVOLVIDOS. PORÉM, PARA QUE UM MODELO POSSA REALMENTE SUBSTITUIR DADOS EXPERIMENTAIS, DEVE-SE IDENTIFICAR E UTILIZAR O MODELO COM ALTA ACURACIDADE. ASSIM, ESSE ESTUDO VISOU AVALIAR MODELOS EXISTENTES PARA ESTIMAR A VISCOSIDADE CINEMÁTICA DE FRAÇÕES DO PETRÓLEO NA FAIXA DA NAFTA LEVE A PARTIR DE DADOS EXPERIMENTAIS DA VISCOSIDADE DA LITERATURA EM VÁRIAS TEMPERATURAS. PARA ISSO AVALIOU-SE E COMPAROU-SE O DESVIO ABSOLUTO MÉDIO, DAM, OBTIDO EM CADA MODELO. COMO RESULTADO, OBSERVE-SE QUE, DEVE-SE UTILIZAR UM MODELO ESPECÍFICO PARA OBTER-SE MENOR DESVIO PARA CADA TEMPERATURA. AO AVALIAR OS MODELOS CONSIDERANDO VC EM VÁRIAS TEMPERATURAS (20 °C, 50 °C, 100 °C E 150 °C), O MODELO DE FANG LEI, QUE UTILIZA T50, DENSIDADE E MASSA MOLAR PARA O CÁLCULO, APRESENTOU MENOR DESVIO, COM %DAM = 10,28. PARA ESTIMATIVA DE VC DE 20 °C A 150 °C, DESENVOLVEU-SE UM NOVO MÉTODO QUE REQUER APENAS VC A 40 °C PARA O CÁLCULO, RESULTANDO EM UM DESVIO MÉDIO DE APENAS 8,79% DO VALOR EXPERIMENTAL.