A PRESENTE INVESTIGA??O VISOU IDENTIFICAR A CONTRIBUI??O DA METODOLOGIA DE PESQUISA DO TIPO ?AN?LISE DE CONTE?DO? PROPOSTA POR LAURENCE BARDIN EM 1977 E SUA UTILIZA??O NA ?REA DE EDUCA??O AMBIENTAL NO BRASIL. PARA TANTO, FOI REALIZADO UM LEVANTAMENTO DAS DISSERTA??ES E TESES QUE APRESENTAM A EDUCA??O AMBIENTAL COMO TEMA PRINCIPAL E QUE POSSUEM A AN?LISE DE CONTE?DO COMO METODOLOGIA. O BANCO DE TESES E DISSERTA??ES CONSULTADO FOI O ?ESTADO DA ARTE DA PESQUISA EM EDUCA??O AMBIENTAL NO BRASIL? (EARTE) DESENVOLVIDO COM A PARTICIPA??O DE PESQUISADORES DE UNIVERSIDADES DO ESTADO DE S?O PAULO (UNESP - RIO CLARO, UNICAMP ? CAMPINAS E USP ? RIBEIR?O PRETO). FOI REALIZADA UMA BUSCA COM A PALAVRA- CHAVE ?AN?LISE DE CONTE?DO?, QUE RESULTOU EM 329 TRABALHOS ENTRE OS ANOS 1991 E 2020 MAPEADOS E ANALISADOS PELO EARTE. O N?MERO DE TRABALHOS COM AS CARACTER?STICAS DESCRITAS VEM CRESCENDO AO LONGO DOS ANOS. AS DISSERTA??ES S?O MAIS NUMEROSAS QUE AS TESES, O CONTEXTO ESCOLAR ? MUITO PRESENTE NESSES TRABALHOS, ASSIM COMO O TEMA FORMA??O DE PROFESSORES.