Artigo E-book: CONEDU em Casa - Vol 02

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ISBN: 978-65-86901-28-3

A ESCOLA NO EXERCÍCIO DA FUNÇÃO SOCIAL DA EDUCAÇÃO DE PROMOVER A EMANCIPAÇÃO DOS SUJEITOS.

Palavra-chaves: EMANCIPAÇÃO HUMANA, EDUCAÇÃO, POLÍTICA, HUMANIZAÇÃO, E-book E-book Publicado em 09 de fevereiro de 2021

Resumo

O PRESENTE ESTUDO CONSISTIU EM UM TRABALHO DE REFLEXÃO EM TORNO DA EDUCAÇÃO, COM FOCO MAIS ESPECIFICAMENTE NA ESCOLA, BEM COMO EM SUA CAPACIDADE DE CONTRIBUIÇÃO COMO FERRAMENTA A SER UTILIZADA NA EMANCIPAÇÃO DOS INDIVÍDUOS. HÁ REALMENTE UMA PROBLEMÁTICA ENTRE EDUCAÇÃO E POLÍTICA, SENDO ESSENCIAL PARA O PROCESSO EDUCATIVO A NOÇÃO DAS DIMENSÕES DOS INTERESSES ENVOLVIDOS. TRATA-SE DE UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO, SENDO QUE FORAM REALIZADAS DIVERSAS LEITURAS DAS OBRAS DE AUTORES CAPAZES DE CONTRIBUIR NA ARGUMENTAÇÃO A FAVOR DA EDUCAÇÃO COMO FERRAMENTA QUE PODE INTERVIR SOCIALMENTE E POLITICAMENTE, COMO POR EXEMPLO PAULO FREIRE, THEODOR ADORNO, IMMANUEL KANT E KARL MARX, DENTRE OUTROS .A INTENÇÃO, AO SE REALIZAR ESTE ESTUDO, ERA A DE CONTRIBUIR PARA SE PENSAR A EDUCAÇÃO COMO CAPAZ DE BOAS CONTRIBUIÇÕES EM TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS, POLÍTICAS E TAMBÉM CULTURAIS. DESTA FORMA, TORNA-SE POSSÍVEL QUESTIONAR AS CONCEPÇÕES EXISTENTES E DOMINANTES, VISTO QUE NORMALMENTE O PROCESSO EDUCATIVO É CONSTRUÍDO SEM QUE O QUESTIONAMENTO SOBRE QUE TIPO DE SER HUMANO, SOCIEDADE E ATÉ MESMO DE MUNDO É O OBJETIVO DE SER ATINGIDO ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO. ASSIM, BUSCA-SE ANALISAR QUAL O PAPEL DO PROFESSOR NESTE CONTEXTO, ALÉM DE APROFUNDAR SOBRE ASPECTOS SOBRE O ATO DE ENSINAR EM SI E COMPREENDER MELHOR A RELAÇÃO QUE A EDUCAÇÃO POSSUI COM POLÍTICA. OS ESTUDOS REALIZADOS AO LONGO DO PROCESSO, DEIXARAM CLARO COMO, A PARTIR DAS IDEIAS DE KANT, ESTABELECEU-SE O CONCEITO DE EMANCIPAÇÃO DOS INDIVÍDUOS COMO FORMA DE SUPERAR A MENORIDADE, UTILIZANDO-SE PUBLICAMENTE DA RAZÃO. FOI ANALISADA TODA A EVOLUÇÃO AO LONGO DA HISTÓRIA, CHEGANDO ATÉ FREIRE, QUE REALIZOU ANÁLISES ENVOLVENDO ESPECIFICAMENTE A REALIDADE DA AMÉRICA LATINA, DANDO UMA NOÇÃO MAIS COLETIVA E TAMBÉM POLÍTICA AO CONCEITO DE EMANCIPAÇÃO HUMANA. CONCLUIU-SE A PESQUISA COM UMA CLARA COMPREENSÃO DE QUE APLICAR E TAMBÉM REPENSAR AS PRÁTICAS QUE CONTRIBUEM NA EMANCIPAÇÃO DOS INDIVÍDUOS MOSTRA-SE COMO UM GRANDE DESAFIO, SENDO QUE A ESCOLA É ESTE LOCAL DE REFERÊNCIA PARA QUE ESTAS PRÁTICAS SEJAM APLICADAS (AINDA, QUE, MUITAS VEZES, ESTE É O MESMO AMBIENTE QUE DEMONSTRA RESISTÊNCIA). O PAPEL DO EDUCADOR É FUNDAMENTAL, SENDO ESPECIALMENTE CRUCIAL QUE ELE COMPREENDA SUA FUNÇÃO EM UMA CAUSA MUITO MAIOR, PARA QUE SEJA CAPAZ DE DISCUTIR TODOS OS ASPECTOS IDEOLÓGICOS ENVOLVIDOS NESTA ATIVIDADE QUE É EDUCAR.

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