MUITOS JOVENS ACREDITAM QUE A ENTRADA NA UNIVERSIDADE É A MAIOR BARREIRA QUE TÊM DE CRUZAR EM SUA VIDA ESCOLAR. NO ENTANTO, UMA VEZ CONQUISTADA A VAGA NUM CURSO DE GRADUAÇÃO, SURGEM DESAFIOS INESPERADOS, QUE PODEM DESESTABILIZAR O EQUILÍBRIO EMOCIONAL E PSÍQUICO DOS ESTUDANTES. A PESQUISA E DADOS APRESENTADOS, REVELAM E CONFIRMAM, DE CERTO MODO, QUE AS UNIVERSIDADES, DENTRE OS DIVERSOS AMBIENTES/FATORES, PODEM TAMBÉM CONTRIBUIR CONSIDERAVELMENTE PARA O DESENVOLVIMENTO OU AGRAVAMENTO DE INSTABILIDADES EMOCIONAIS DOS DISCENTES. SEJA QUAL FOR O MOTIVO DA OCORRÊNCIA DE TAIS FATOS, MEDIDAS PRECISAM SER TOMADAS PARA PRESERVAÇÃO DA SAÚDE MENTAL E QUALIDADE DE VIDA DOS SEUS ESTUDANTES. PARA ISSO, FORAM REALIZADAS AÇÕES NO INTUITO DE PERMITIR MOMENTOS DE DESCONTRAÇÃO ENTRE OS DISCENTES EM MEIO AO AMBIENTE DE CONSTANTE PRESSÃO QUE É A UNIVERSIDADE, ALÉM DE FORNECER AUXÍLIO NA CONVIVÊNCIA COM OS PROBLEMAS APRESENTADOS NA PESQUISA. A UFERSA CAMPUS PAU DOS FERROS/RN DISPÕE, ATUALMENTE, DE UMA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR COMPOSTA POR PSICÓLOGA, ASSISTENTE SOCIAL, NUTRICIONISTA, PEDAGOGA, TÉCNICO DESPORTIVO, QUE OFERECEM ATENDIMENTO COLETIVO E INDIVIDUALIZADO AOS DISCENTES, SENDO QUE, EM CASOS ONDE HOUVESSE A NECESSIDADE DE ACOMPANHAMENTO DESSES PROFISSIONAIS, ERAM DIRECIONADOS PARA OS MESMOS.