O OBJETIVO DESTE TRABALHO É TRAZER ALGUNS DOS ASPECTOS QUE DIFERENCIAM A APLICAÇÃO DO MÉTODO FENOMENOLÓGICO COMO INVESTIGAÇÃO NA PERSPECTIVA DA FILOSOFIA, PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO. DESSA FORMA, BUSCAMOS DESENVOLVER ALGUNS PONTOS DE CONVERGÊNCIA OU DIFERENTES PERSPECTIVAS, AO PENSAR A VERTENTE FILOSÓFICA DA FENOMENOLOGIA, PASSANDO PELA PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO. CABERÁ AQUI, APENAS, A TENTATIVA DE DELIMITAR A FORMA OU A MANEIRA COM A PROPOSTA FENOMENOLÓGICA PODE SER UTILIZADA COMO MÉTODO DE INVESTIGAÇÃO AO PERCORRER ESSAS DIFERENTES DISCIPLINAS OU EPISTEMOLOGIAS QUE, AO SEREM APLICADAS DE MANEIRA PRÓPRIA E PARTICULAR, DESCREVEM E COMPREENDEM O FENÔMENO SOB DIFERENTES PERSPECTIVAS. AO FINAL, VISAMOS DEIXAR UMA BREVE REFLEXÃO PARA O PAPEL DA FENOMENOLOGIA NO ESPAÇO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL ESCOLAR E NÃO ESCOLAR E, COM ISSO, VISUALIZAR (SEMPRE QUE POSSÍVEL), SEU SUJEITO OU CAMPO FENOMENOLÓGICO. ESTE TRABALHO TEM COMO PROPOSTA METODOLÓGICA A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, ENVOLVIDO COM O OLHAR DA FENOMENOLOGIA DE CORTE HUMANISTA E EXISTENCIAL.