A IDEAÇÃO SUICIDA É UM IMPORTANTE PREDITOR DE RISCO SUICIDA; REFERE-SE AOS PENSAMENTOS DE AUTODESTRUIÇÃO E IDEIAS SUICIDAS, ENGLOBANDO DESEJOS, ATITUDES E PLANOS QUE O INDIVÍDUO TEM PARA DAR FIM À PRÓPRIA VIDA. OS CENÁRIOS COM ELEVADAS SOBRECARGAS EMOCIONAIS VIVENCIADOS PELOS UNIVERSITÁRIOS, O DESEMPENHO ACADÊMICO TEM SIDO PESQUISADO COMO UM INFLUENCIADOR DE IDEAÇÃO SUICIDA. DESSE MODO, O OBJETIVO DESTE ESTUDO FOI VERIFICAR A RELAÇÃO ENTRE DESEMPENHO ACADÊMICO E IDEAÇÃO SUICIDA EM UNIVERSITÁRIOS DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR NO SERTÃO DA PARAÍBA. TRATA-SE DE UMA PESQUISA QUANTITATIVA, COMPOSTA POR 390 PARTICIPANTES DE AMBOS SEXOS, QUE RESPONDERAM UMA PERGUNTA SOBRE O CRE (COEFICIENTE DE RENDIMENTO ESCOLAR) UM QUESTIONÁRIO SOCIODEMOGRÁFICO E A ESCALA MULTI-ATITUDINAL DE TENDÊNCIA AO SUICÍDIO – EMTS. PARA OS RESULTADOS, FORAM REALIZADAS ANÁLISES DE CORRELAÇÃO DE PEARSON E O TESTE T. AS IDADES VARIARAM DE 18 A 50 ANOS (M = 22,2; DP = 4,2); 61% DOS ESTUDANTES ERAM DO SEXO FEMININO, 51,6% DECLARARAM NÃO POSSUIR COMPANHEIRO, E 14,7% DECLARARAM POSSUIR DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS PSICOLÓGICOS. A CORRELAÇÃO ENTRE C.R.E E AS DIMENSÕES DO EMTS APRESENTOU RESULTADO SIGNIFICATIVO E NEGATIVO COM A DIMENSÃO REPULSÃO PELA VIDA, MOSTRANDO QUE, QUANTO MAIOR O C.R.E, MENOS O SUJEITO PONTUA NESTA DIMENSÃO. EMBORA RESULTADO SEJA SIGNIFICATIVO O COEFICIENTE DE CORRELAÇÃO NÃO FOI CONSIDERADO ADEQUADO. LOGO, FOI POSSÍVEL CONCLUIR QUE NÃO HÁ UMA RELAÇÃO DIRETA ENTRE O CRE E AS DIMENSÕES EMTS, CONTUDO, ESSAS DIMENSÕES ESTÃO ASSOCIADAS A FATORES RELEVANTES COMO: SITUAÇÃO CONJUGAL, DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS PSICOLÓGICOS.