O TRANSTORNO DE JOGO PELA INTERNET É UM DOS NOVOS ‘MALES’ DO SÉCULO XXI, TANTO PELO PODER OFERECIDO PELA INTERNET, NÃO APENAS FERRAMENTA DE INTERAÇÃO, MAS TAMBÉM FORMADOR DE OPINIÃO E/OU CARÁTER DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES. OBJETIVO TRAZER À LUZ DO CONHECIMENTO ESSE NOVO ‘MAL’ DO SÉCULO XXI, QUE ACOMETE CADA VEZ MAIS CRIANÇAS E ADOLESCENTES NO MUNDO. METODOLOGIA ESTE ESTUDO DESENVOLVEU-SE DE UMA REVISÃO DE LITERATURA DE NATUREZA QUALITATIVA. FORAM UTILIZADAS COMO CRITÉRIOS DE INCLUSÃO: ARTIGOS, MONOGRAFIAS E TESES NA ÍNTEGRA NO IDIOMA PORTUGUÊS; O CRUZAMENTO DAS PALAVRAS-CHAVE, A DATA DE PUBLICAÇÃO PRINCIPALMENTE NO PERÍODO ENTRE 2016 E 2020; E COMO CRITÉRIO DE EXCLUSÃO OS TRABALHOS QUE NÃO ERAM GRATUITOS, OS REPETIDOS E OS QUE NÃO ATENDIAM AO OBJETIVO DA PESQUISA. FORAM PRÉ-SELECIONADOS 99 TRABALHOS DISPONÍVEIS EM UM TOTAL DE 573, E UTILIZADOS 16 DESTES PRÉ-SELECIONADOS.DISCUSSÃO E RESULTADOS OS JOGOS PODEM SIM INFLUENCIAR O PADRÃO DE COMPORTAMENTO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES, MAS TAMBÉM ESTÃO QUASE SEMPRE ESCONDENDO OUTRO DISTÚRBIO COMPORTAMENTAL QUE AFETA O CONVÍVIO SOCIAL DESSES, QUE ACABAM POR SE ‘REFUGIAR’ NO MUNDO VIRTUAL. CONSIDERANDO QUE CADA SUJEITO TEM SUA SINGULARIDADE, E CAPACIDADE DE ENCARAR AS SITUAÇÕES QUE LHE SÃO PROPOSTAS PELO DECORRER DA SUA VIDA, É PRECISO SEMPRE RESPEITAR COMO CADA INDIVÍDUO AMADURECE COM O TEMPO. PAIS E EDUCADORES DEVEM ENTENDER QUE CRIANÇAS E ADOLESCENTES ESTÃO EM FRANCO AMADURECIMENTO, A CADA SEGUNDO DE VIDA, MAS SEM NUNCA DEIXAR DE INTERVIR AO NOTAREM O DESINTERESSE PELO SAUDÁVEL E O COMPORTAMENTO DIRECIONADO AO PATOLÓGICO.