O PROCESSO DE ENVELHECIMENTO É MARCADO POR FATORES QUE INFLUENCIAM SUA MANIFESTAÇÃO NA VIDA DOS INDIVÍDUOS. A IMPORTÂNCIA DAS RELAÇÕES SOCIAIS É UM ELEMENTO APONTADO COMO DE SIGNIFICATIVA IMPORTÂNCIA PARA A QUALIDADE DE VIDA DE PESSOAS IDOSAS, OUTRO PONTO IMPORTANTE É A EDUCAÇÃO. DESTA FORMA, ESSE TRABALHO SE PROPÔS A IDENTIFICAR NAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS SOBRE EDUCAÇÃO PRISIONAL E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS A TEMÁTICA VELHICE, IDOSO E/OU PROCESSO DE ENVELHECIMENTO. AS BUSCAS SE CONCENTRARAM NA SCIELO, TENDO COMO DESCRITORES: EDUCAÇÃO PRISIONAL; EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS; IDOSOS. OS ACHADOS DESSA PESQUISA INDICAM UMA CARÊNCIA NAS PRODUÇÕES QUE TENHAM POR INTERESSE A EDUCAÇÃO DE IDOSOS EM AMBIENTE PRISIONAL. PARA ALÉM DOS ARTIGOS IDENTIFICADOS, ATRAVÉS DO REFERENCIAL TEÓRICO CONSTRUÍDO É POSSÍVEL APONTAR QUE HOJE, NO BRASIL, O ENCARCERAMENTO DE PESSOAS IDOSAS NÃO É UMA REALIDADE EXCEPCIONAL, POIS ASSIM COMO OCORRE UM AUMENTO NA POPULAÇÃO IDOSA GERAL, TAMBÉM OCORRE EM AMBIENTES PRISIONAIS, NÃO APENAS IDOSOS, MAS OS ADULTOS MADUROS (50+). QUANTO A ASPECTOS EDUCACIONAIS, APESAR DO ESTADO POSSIBILITAR O ACESSO DA POPULAÇÃO PRISIONAL À ESCOLA, O PÚBLICO IDOSOS TENDE A REPRESENTAR A MENOR POPULAÇÃO NAS MATRÍCULAS, FATO QUE NÃO COLABORA PARA A DIMINUIÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO, TENDO EM VISTA QUE OS IDOSOS SÃO A POPULAÇÃO ETÁRIA ONDE SE TEM MAIORES ÍNDICES DE ANALFABETISMO. POR FIM, CRÊ-SE SÃO NECESSÁRIAS POLÍTICAS PÚBLICAS MAIS ASSERTIVAS, BEM COMO FORMAÇÃO DE PESSOAL ESPECIALIZADO PARA ATUAÇÃO COM A POPULAÇÃO IDOSA CARCERÁRIA, TANTO A NÍVEL EDUCACIONAL QUANTO A NÍVEL EM OUTROS NÍVEIS, COMO SAÚDE, ASSISTÊNCIA SOCIAL, ENTRE OUTRAS