O PRESENTE TEXTO TRATA-SE DE RECORTE, ADAPTADO DE PARTE DO TEXTO DA TESE EM CONSTRUÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA NO NÍVEL DE DOUTORADO EM ANDAMENTO, INTITULADO: “A ARTE DE VIVER: EXPERIÊNCIAS UNIVERSITÁRIAS COM EDUCAÇÃO ABERTA ÀS VELHICES” (PUC-SP), SOBRE ALGUMAS EXPERIÊNCIAS DE UNIVERSIDADES ABERTAS À TERCEIRA IDADE (UNATIS) NO BRASIL NAS IES NO PARANÁ (UNATI E UNESPAR). NESSE RECORTE, FOI UTILIZADO O MÉTODO QUALITATIVO, ATRAVÉS DA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA, TRAZENDO TRECHOS NO FORMATO DE RIMA, UTILIZADOS NA TESE, ILUSTRANDO A POSSIBILIDADE DA CRIAÇÃO E RECRIAÇÃO, ATRAVÉS DA POESIA, COMO “NOVA” FERRAMENTA DA CIÊNCIA. ESSA EXPERIMENTAÇÃO ATRAVÉS DA DECLAMAÇÃO, EM PARTES DA TESE – INTRODUÇÃO, ABERTURA DOS CAPÍTULOS E PARTE TRÊS DO TEXTO, ALÉM DA CONCLUSÃO-, NOS POSSIBILITOU ROMPER COM FORMATOS DE TEXTOS CARTESIANOS E TRAZER ALGUNS ELEMENTOS APREENDIDOS NA NOSSA PESQUISA EMPÍRICA, NOS PERMITINDO REFLETIR, PROBLEMATIZAR E CRIAR, NOVAS FORMAS DE PERCEBER A VELHICE ENQUANTO EXISTÊNCIA NUMA PERSPECTIVA DE POLÍTICA DA VIDA.