O CUIDADO ? SA?DE DA PESSOA IDOSA REQUER UMA ABORDAGEM QUE CONSIDERE OS ASPECTOS MULTIDIMENSIONAIS INERENTES A REALIDADE DESSA POPULA??O. NESSE CONTEXTO, ESTE ESTUDO TEM POR OBJETIVO DESCREVER A EXPERI?NCIA VIVENCIADA POR UMA ACAD?MICA DO CURSO DE FISIOTERAPIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARA?BA, INTEGRANTE DO PROJETO DE EXTENS?O ?FISIOTERAPIA NA COMUNIDADE?, AO REALIZAR A??ES DE EDUCA??O EM SA?DE, PAUTADAS EM METODOLOGIAS PARTICIPATIVAS COM UM GRUPO DE IDOSAS DA CIDADE DE CAMPINA GRANDE ? PB. AS ATIVIDADES AQUI DESCRITAS REFEREM-SE ? REALIZA??O DA TENDA DO CONTO E DA OFICINA DE AUTOESTIMA DESENVOLVIDAS EM 2019, AMBAS AS PR?TICAS FAZIAM PARTE DE UM CRONOGRAMA COMPOSTO POR TEMAS RELACIONADOS AO PROCESSO DE ENVELHECIMENTO, COM ?NFASE NA PROMO??O DA SA?DE E PREVEN??O DE AGRAVOS. OS RELATOS PARTILHADOS PELAS IDOSAS NA PR?TICA DA TENDA DO CONTO VIABILIZARAM A TROCA DE EXPERI?NCIAS, O FORTALECIMENTO DE V?NCULOS E O EXERC?CIO DA AUTONOMIA ATRAV?S DA VERBALIZA??O. AL?M DISSO, A OFICINA DE AUTOESTIMA POSSIBILITOU AS IDOSAS A IDENTIFICA??O DAS VIRTUDES DE SUAS COLEGAS E DE SI MESMA E GARANTIU O APRENDIZADO SOBRE AUTOCUIDADO, POR MEIO DE ITENS DE BELEZA E ORIENTA??ES SOBRE H?BITOS SAUD?VEIS. DESSE MODO, FICA EVIDENTE QUE A APLICA??O DE METODOLOGIAS PARTICIPATIVAS JUNTO A EXTENS?O UNIVERSIT?RIA S?O EXCELENTES FERRAMENTAS QUE POSSIBILITAM AOS EXTENSIONISTAS UMA AMPLA COMPREENS?O SOBRE O PROCESSO SA?DE-DOEN?A VOLTADO AO ENVELHECIMENTO HUMANO, AL?M DE MOTIVAR NAS IDOSAS OS SENTIMENTOS DE RESPEITO, RECONHECIMENTO E EMPODERAMENTO.