Artigo Anais IV CONBRACIS

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

SÍNDROME DE BURNOUT EM DOCENTES DO ENSINO SUPERIOR: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Palavra-chaves: DOCENTE, EDUCAÇÃO, ESGOTAMENTO PROFISSIONAL, , Artigo Completo AT 16 - Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas
"2020-12-09 17:55:44" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 72285
    "edicao_id" => 146
    "trabalho_id" => 36
    "inscrito_id" => 470
    "titulo" => "SÍNDROME DE BURNOUT EM DOCENTES DO ENSINO SUPERIOR: UMA REVISÃO INTEGRATIVA"
    "resumo" => "INTRODUÇÃO:A SÍNDROME DE BURNOUT (SB) É O ESTRESSE CRÔNICO DE CARÁTER OCUPACIONAL, CARACTERIZADO POR SINAIS DE ESGOTAMENTO EMOCIONAL, DESPERSONALIZAÇÃO E REDUÇÃO DA REALIZAÇÃO PROFISSIONAL. OBJETIVO:ESTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVOS: CARACTERIZAR O BURNOUT EM DOCENTES DO MAGISTÉRIO SUPERIOR E REVELAR AS ESTRATÉGIAS UTILIZADAS PELOS DOCENTES E INSTITUIÇÕES DE ENSINO NO ENFRENTAMENTO DO BURNOUT. TRATA-SE DE UMA REVISÃO INTEGRATIVA. METODOLOGIA:FORAM UTILIZADAS AS BASES DE DADOS: LITERATURA LATINO AMERICANA E DO CARIBE EM CIÊNCIAS DA SAÚDE (LILACS) E LITERATURA INTERNACIONAL EM CIÊNCIAS DA SAÚDE (MEDLINE), NA BIBLIOTECA VIRTUAL SCIENTIFIC ELECTRONIC LIBRARY ONLINE (SCIELO) E PUBLIC MEDLINE (PUBMED). INCLUÍRAM-SE ARTIGOS EM PORTUGUÊS, INGLÊS E ESPANHOL, TEXTOS DISPONÍVEIS NA ÍNTEGRA E DE LIVRE ACESSO, PUNLICADO ENTRE OS ANOS DE 2007 E 2017. EXCLUÍRAM-SE CAPÍTULOS DE LIVROS, RESENHAS, EDITORIAIS E RESUMOS. RESULTADOS/DISCUSSÃO:FORAM ELEGIDOS 8 ARTIGOS QUE ATENDIAM AOS CRITÉRIOS. OS RESULTADOS DOS ESTUDOS FORAM DIVIDOS EM TRÊS CATEGORIAS TEMÁTICAS: PERFIL DOS DOCENTES ACOMETIDOS PELA SB; ESTRATÉGIAS USADAS NA PREVENÇÃO E ENFRENTAMENTO DO BURNOUT E AS CONSEQUÊNCIAS DA SÍNDROME PARA AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO E DOCENTES. CONCLUSÃO:ASINSTITUIÇÕES DE ENSINO NECESSITAMOFERTARMEDIDAS PREVENTIVAS DE COMBATE À SB NO ÂMBITO DAS UNIVERSIDADES, ALÉM DE PROMOVERA REALIZAÇÃO DE CAMPANHAS EDUCATIVASSOBRE A SÍNDROME DE BURNOUT.RECOMENDA-SE A PUBLICAÇÃO DE MAIS ESTUDOS SOBRE A SÍNDROME DE BURNOUT EM PROFESSORES DO MAGISTÉRIO SUPERIOR, PARA SUBSIDIAR SOBRETUDO, MUDANÇAS NECESSÁRIAS NAS ORGANIZAÇÕES E NO PROCESSO DE TRABALHO DOCENTE, BASEADOS EM EVIDÊNCIAS CIENTÍFICAS."
    "modalidade" => "Artigo Completo"
    "area_tematica" => "AT 16 - Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas"
    "palavra_chave" => "DOCENTE, EDUCAÇÃO, ESGOTAMENTO PROFISSIONAL, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV135_MD1_SA16_ID470_24072020135539.pdf"
    "created_at" => "2020-12-10 14:06:51"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA BEATRIZ VÍTOR MENEZES"
    "autor_nome_curto" => "BEATRIZ"
    "autor_email" => "Menezesbia28@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iv-conbracis"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONBRACIS"
    "edicao_evento" => "IV CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conbracis/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fd2182f70902_10122020094431.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-12-09 17:55:44"
    "publicacao_id" => 29
    "publicacao_nome" => "Anais Conbracis"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 72285
    "edicao_id" => 146
    "trabalho_id" => 36
    "inscrito_id" => 470
    "titulo" => "SÍNDROME DE BURNOUT EM DOCENTES DO ENSINO SUPERIOR: UMA REVISÃO INTEGRATIVA"
    "resumo" => "INTRODUÇÃO:A SÍNDROME DE BURNOUT (SB) É O ESTRESSE CRÔNICO DE CARÁTER OCUPACIONAL, CARACTERIZADO POR SINAIS DE ESGOTAMENTO EMOCIONAL, DESPERSONALIZAÇÃO E REDUÇÃO DA REALIZAÇÃO PROFISSIONAL. OBJETIVO:ESTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVOS: CARACTERIZAR O BURNOUT EM DOCENTES DO MAGISTÉRIO SUPERIOR E REVELAR AS ESTRATÉGIAS UTILIZADAS PELOS DOCENTES E INSTITUIÇÕES DE ENSINO NO ENFRENTAMENTO DO BURNOUT. TRATA-SE DE UMA REVISÃO INTEGRATIVA. METODOLOGIA:FORAM UTILIZADAS AS BASES DE DADOS: LITERATURA LATINO AMERICANA E DO CARIBE EM CIÊNCIAS DA SAÚDE (LILACS) E LITERATURA INTERNACIONAL EM CIÊNCIAS DA SAÚDE (MEDLINE), NA BIBLIOTECA VIRTUAL SCIENTIFIC ELECTRONIC LIBRARY ONLINE (SCIELO) E PUBLIC MEDLINE (PUBMED). INCLUÍRAM-SE ARTIGOS EM PORTUGUÊS, INGLÊS E ESPANHOL, TEXTOS DISPONÍVEIS NA ÍNTEGRA E DE LIVRE ACESSO, PUNLICADO ENTRE OS ANOS DE 2007 E 2017. EXCLUÍRAM-SE CAPÍTULOS DE LIVROS, RESENHAS, EDITORIAIS E RESUMOS. RESULTADOS/DISCUSSÃO:FORAM ELEGIDOS 8 ARTIGOS QUE ATENDIAM AOS CRITÉRIOS. OS RESULTADOS DOS ESTUDOS FORAM DIVIDOS EM TRÊS CATEGORIAS TEMÁTICAS: PERFIL DOS DOCENTES ACOMETIDOS PELA SB; ESTRATÉGIAS USADAS NA PREVENÇÃO E ENFRENTAMENTO DO BURNOUT E AS CONSEQUÊNCIAS DA SÍNDROME PARA AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO E DOCENTES. CONCLUSÃO:ASINSTITUIÇÕES DE ENSINO NECESSITAMOFERTARMEDIDAS PREVENTIVAS DE COMBATE À SB NO ÂMBITO DAS UNIVERSIDADES, ALÉM DE PROMOVERA REALIZAÇÃO DE CAMPANHAS EDUCATIVASSOBRE A SÍNDROME DE BURNOUT.RECOMENDA-SE A PUBLICAÇÃO DE MAIS ESTUDOS SOBRE A SÍNDROME DE BURNOUT EM PROFESSORES DO MAGISTÉRIO SUPERIOR, PARA SUBSIDIAR SOBRETUDO, MUDANÇAS NECESSÁRIAS NAS ORGANIZAÇÕES E NO PROCESSO DE TRABALHO DOCENTE, BASEADOS EM EVIDÊNCIAS CIENTÍFICAS."
    "modalidade" => "Artigo Completo"
    "area_tematica" => "AT 16 - Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas"
    "palavra_chave" => "DOCENTE, EDUCAÇÃO, ESGOTAMENTO PROFISSIONAL, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV135_MD1_SA16_ID470_24072020135539.pdf"
    "created_at" => "2020-12-10 14:06:51"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA BEATRIZ VÍTOR MENEZES"
    "autor_nome_curto" => "BEATRIZ"
    "autor_email" => "Menezesbia28@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iv-conbracis"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONBRACIS"
    "edicao_evento" => "IV CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conbracis/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fd2182f70902_10122020094431.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-12-09 17:55:44"
    "publicacao_id" => 29
    "publicacao_nome" => "Anais Conbracis"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 09 de dezembro de 2020

Resumo

INTRODUÇÃO:A SÍNDROME DE BURNOUT (SB) É O ESTRESSE CRÔNICO DE CARÁTER OCUPACIONAL, CARACTERIZADO POR SINAIS DE ESGOTAMENTO EMOCIONAL, DESPERSONALIZAÇÃO E REDUÇÃO DA REALIZAÇÃO PROFISSIONAL. OBJETIVO:ESTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVOS: CARACTERIZAR O BURNOUT EM DOCENTES DO MAGISTÉRIO SUPERIOR E REVELAR AS ESTRATÉGIAS UTILIZADAS PELOS DOCENTES E INSTITUIÇÕES DE ENSINO NO ENFRENTAMENTO DO BURNOUT. TRATA-SE DE UMA REVISÃO INTEGRATIVA. METODOLOGIA:FORAM UTILIZADAS AS BASES DE DADOS: LITERATURA LATINO AMERICANA E DO CARIBE EM CIÊNCIAS DA SAÚDE (LILACS) E LITERATURA INTERNACIONAL EM CIÊNCIAS DA SAÚDE (MEDLINE), NA BIBLIOTECA VIRTUAL SCIENTIFIC ELECTRONIC LIBRARY ONLINE (SCIELO) E PUBLIC MEDLINE (PUBMED). INCLUÍRAM-SE ARTIGOS EM PORTUGUÊS, INGLÊS E ESPANHOL, TEXTOS DISPONÍVEIS NA ÍNTEGRA E DE LIVRE ACESSO, PUNLICADO ENTRE OS ANOS DE 2007 E 2017. EXCLUÍRAM-SE CAPÍTULOS DE LIVROS, RESENHAS, EDITORIAIS E RESUMOS. RESULTADOS/DISCUSSÃO:FORAM ELEGIDOS 8 ARTIGOS QUE ATENDIAM AOS CRITÉRIOS. OS RESULTADOS DOS ESTUDOS FORAM DIVIDOS EM TRÊS CATEGORIAS TEMÁTICAS: PERFIL DOS DOCENTES ACOMETIDOS PELA SB; ESTRATÉGIAS USADAS NA PREVENÇÃO E ENFRENTAMENTO DO BURNOUT E AS CONSEQUÊNCIAS DA SÍNDROME PARA AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO E DOCENTES. CONCLUSÃO:ASINSTITUIÇÕES DE ENSINO NECESSITAMOFERTARMEDIDAS PREVENTIVAS DE COMBATE À SB NO ÂMBITO DAS UNIVERSIDADES, ALÉM DE PROMOVERA REALIZAÇÃO DE CAMPANHAS EDUCATIVASSOBRE A SÍNDROME DE BURNOUT.RECOMENDA-SE A PUBLICAÇÃO DE MAIS ESTUDOS SOBRE A SÍNDROME DE BURNOUT EM PROFESSORES DO MAGISTÉRIO SUPERIOR, PARA SUBSIDIAR SOBRETUDO, MUDANÇAS NECESSÁRIAS NAS ORGANIZAÇÕES E NO PROCESSO DE TRABALHO DOCENTE, BASEADOS EM EVIDÊNCIAS CIENTÍFICAS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.