OBJETIVO: IDENTIFICAR A EFIC?CIA DE UMA A??O EDUCATIVA ACERCA DA DRC COM HIPERTENSOS ATENDIDOS NA ATEN??O B?SICA DE UMA CIDADE DO INTERIOR DE PERNAMBUCO. M?TODO: ESTUDO PR?-EXPERIMENTAL, RANDOMIZADO POR CONGLOMERADO, COM OBSERVA??ES ANTES E AP?S INTERVEN??O. PARTICIPARAM DA PESQUISA 63 PACIENTES HIPERTENSOS CADASTRADOS NA ATEN??O B?SICA DA ZONA URBANA. A COLETA DE DADOS OCORREU ENTRE SETEMBRO A DEZEMBRO DE 2019, ATRAV?S DE ENTREVISTA, COM INSTRUMENTO DE COLETA COM PERGUNTAS SOBRE DADOS SOCIODEMOGR?FICOS E DE SA?DE, E UMA AVALIA??O DE CONHECIMENTOS PR?VIOS SOBRE A PREVEN??O DA DRC BASEADO EM DADOS DA LITERATURA PARA MENSURAR O CONHECIMENTO DESTA POPULA??O ANTES E AP?S A INTERVEN??O EDUCATIVA. OS DADOS FORAM APRESENTADOS DE FORMA DESCRITIVA E COMPARATIVA E FOI CONSIDERADO UM N?VEL DE SIGNIFIC?NCIA DE 5% (P<0,05). RESULTADOS: OBSERVOU-SE QUE NO PR?-TESTE A MAIORIA DOS INDIV?DUOS PARTICIPANTES APRESENTOU BAIXO ?NDICE DE CONHECIMENTO SOBRE A PREVEN??O DA DRC. POR?M, AS ESTRAT?GIAS PEDAG?GICAS UTILIZADAS PARA A CONSTRU??O DE CONHECIMENTOS ACERCA DA DRC OBTEVE ?XITO, POIS A POPULA??O DEMONSTROU MELHORA NO REFERIDO CONHECIMENTO, VISTO QUE OS PERCENTUAIS DE ACERTOS AP?S A INTERVEN??O EDUCATIVA MELHORARAM EM TODOS OS ITENS ABORDADOS, ESSES PERCENTUAIS VARIARAM ENTRE 3,1% A 47,6% A MAIS DE ACERTOS COMPARADOS COM ACERTOS ANTES A INTERVEN??O. CONCLUS?O: O PRESENTE ESTUDO DEMONSTROU SER VI?VEL, SEGURO E DE BAIXO CUSTO COLABORANDO COM A PROMO??O DA QUALIDADE DE VIDA DOS PACIENTES NA ATEN??O B?SICA EM SA?DE ATRAV?S DE A??ES DE PREVEN??O ?S COMPLICA??ES DE SA?DE EM INDIV?DUOS DOENTES CR?NICOS, TAIS COMO HIPERTENSOS.