A DIDATIZAÇÃO DO GÊNERO TEXTUAL CORDEL: OS EIXOS LEITURA E LETRAMENTO LITERÁRIO EM FOCO
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 6679 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1201 "inscrito_id" => 1180 "titulo" => "A DIDATIZAÇÃO DO GÊNERO TEXTUAL CORDEL: OS EIXOS LEITURA E LETRAMENTO LITERÁRIO EM FOCO" "resumo" => "A DIDATIZAÇÃO DO GÊNERO TEXTUAL CORDEL: OS EIXOS LEITURA E LETRAMENTO LITERÁRIO EM FOCO Janaína Ângela da Silva (UFPB)jana_literart@hotmail.comGeam Karlo Gomes (UEPB)gkarlog@yahoo.com.brOs Parâmetros Curriculares de Língua Portuguesa para o Ensino Fundamental e Médio do Estado de Pernambuco (2012) estruturado em seis eixos: Apropriação do Sistema Alfabético, Análise Linguística, Oralidade, Leitura, Letramento Literário e Escrita, representam um avanço no ensino de língua. Nessa perspectiva, este artigo busca evidenciar a didatização do gênero textual cordel, contemplando, principalmente, os eixos Leitura e Letramento Literário através de uma proposta estruturada no formato de sequência didática. Para a fundamentação desse trabalho, tomamos como aporte teórico: Cosson (2009), Marinho e Pinheiro (2012), Bordini e Aguiar (1993),Terra (2014), PCLP/PE(2012), e outros que se fizerem necessários." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA" "palavra_chave" => "CORDEL, LEITURA, LETRAMENTO LITERÁRIO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_11_08_2014_21_51_03_idinscrito_1180_7ffac9eced1f76f4b5de387e04cddb91.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:23" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JANAÍNA ÂNGELA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "JANA" "autor_email" => "jana_literart@hotmail.com" "autor_ies" => "UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 6679 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1201 "inscrito_id" => 1180 "titulo" => "A DIDATIZAÇÃO DO GÊNERO TEXTUAL CORDEL: OS EIXOS LEITURA E LETRAMENTO LITERÁRIO EM FOCO" "resumo" => "A DIDATIZAÇÃO DO GÊNERO TEXTUAL CORDEL: OS EIXOS LEITURA E LETRAMENTO LITERÁRIO EM FOCO Janaína Ângela da Silva (UFPB)jana_literart@hotmail.comGeam Karlo Gomes (UEPB)gkarlog@yahoo.com.brOs Parâmetros Curriculares de Língua Portuguesa para o Ensino Fundamental e Médio do Estado de Pernambuco (2012) estruturado em seis eixos: Apropriação do Sistema Alfabético, Análise Linguística, Oralidade, Leitura, Letramento Literário e Escrita, representam um avanço no ensino de língua. Nessa perspectiva, este artigo busca evidenciar a didatização do gênero textual cordel, contemplando, principalmente, os eixos Leitura e Letramento Literário através de uma proposta estruturada no formato de sequência didática. Para a fundamentação desse trabalho, tomamos como aporte teórico: Cosson (2009), Marinho e Pinheiro (2012), Bordini e Aguiar (1993),Terra (2014), PCLP/PE(2012), e outros que se fizerem necessários." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA" "palavra_chave" => "CORDEL, LEITURA, LETRAMENTO LITERÁRIO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_11_08_2014_21_51_03_idinscrito_1180_7ffac9eced1f76f4b5de387e04cddb91.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:23" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JANAÍNA ÂNGELA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "JANA" "autor_email" => "jana_literart@hotmail.com" "autor_ies" => "UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }