Artigo Anais VI FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

SABERES CONSTITUINTES DO SER PROFESSOR: UM ESTUDO DA FORMAÇÃO DOS GRADUANDOS EM PEDAGOGIA NO PIBID

Palavra-chaves: GRADUANDO EM PEDAGOGIA, PIBID, SABERES DOCENTES Comunicação Oral (CO) PROGRAMAS FORMATIVOS NA DOCÊNCIA: EXPERIÊNCIAS E PERSPECTIVAS
"2014-07-30 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 6569
    "edicao_id" => 20
    "trabalho_id" => 113
    "inscrito_id" => 730
    "titulo" => "SABERES CONSTITUINTES DO SER PROFESSOR: UM ESTUDO DA FORMAÇÃO DOS GRADUANDOS EM PEDAGOGIA NO PIBID"
    "resumo" => "O trabalho visa a analisar o processo de construção dos saberes docentes dos graduandos em Pedagogia, no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID. O texto resulta de um trabalho monográfico, de abordagem qualitativa, em que se considerou a apreciação, via entrevistas, realizadas com os graduandos bolsistas e as observações durante as atividades no Programa. A investigação valeu-se dos estudos de Gauthier (et al, 2006), Tardif (2008), Pimenta (2007), Nunes (2004), dentre outros; para clarificar o percurso da pesquisa e entender que é preciso aliar os conhecimentos da formação com as experiências educativas para a construção/articulação dos saberes docentes, os quais são os fundamentos da identidade profissional. Desse modo, o texto mostra que os sujeitos pesquisados evidenciam que a sua formação foi acrescida pela construção dos saberes docentes favorecida pelo PIBID, visto que, este introduz o graduando em pedagogia no contexto escolar, dando condições para que aconteça, de forma contínua, a relação e a comunicação entre universidade/escola."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "PROGRAMAS FORMATIVOS NA DOCÊNCIA: EXPERIÊNCIAS E PERSPECTIVAS"
    "palavra_chave" => "GRADUANDO EM PEDAGOGIA, PIBID, SABERES DOCENTES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_23_05_2014_21_34_43_idinscrito_730_5aea74a1616147cbffa8013685012854.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:46:21"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RITA DOS IMPOSSIVEIS DUTRA DE PAIVA"
    "autor_nome_curto" => "RITA I. DUTRA DE"
    "autor_email" => "ritadutrap@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE EVANGÉLICA CRISTO REI"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VI FIPED"
    "edicao_evento" => "VI Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2014"
    "edicao_logo" => "5e49aec952f7c_16022020180617.png"
    "edicao_capa" => "5f186e2e282dd_22072020134950.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-07-30 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 6569
    "edicao_id" => 20
    "trabalho_id" => 113
    "inscrito_id" => 730
    "titulo" => "SABERES CONSTITUINTES DO SER PROFESSOR: UM ESTUDO DA FORMAÇÃO DOS GRADUANDOS EM PEDAGOGIA NO PIBID"
    "resumo" => "O trabalho visa a analisar o processo de construção dos saberes docentes dos graduandos em Pedagogia, no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID. O texto resulta de um trabalho monográfico, de abordagem qualitativa, em que se considerou a apreciação, via entrevistas, realizadas com os graduandos bolsistas e as observações durante as atividades no Programa. A investigação valeu-se dos estudos de Gauthier (et al, 2006), Tardif (2008), Pimenta (2007), Nunes (2004), dentre outros; para clarificar o percurso da pesquisa e entender que é preciso aliar os conhecimentos da formação com as experiências educativas para a construção/articulação dos saberes docentes, os quais são os fundamentos da identidade profissional. Desse modo, o texto mostra que os sujeitos pesquisados evidenciam que a sua formação foi acrescida pela construção dos saberes docentes favorecida pelo PIBID, visto que, este introduz o graduando em pedagogia no contexto escolar, dando condições para que aconteça, de forma contínua, a relação e a comunicação entre universidade/escola."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "PROGRAMAS FORMATIVOS NA DOCÊNCIA: EXPERIÊNCIAS E PERSPECTIVAS"
    "palavra_chave" => "GRADUANDO EM PEDAGOGIA, PIBID, SABERES DOCENTES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_23_05_2014_21_34_43_idinscrito_730_5aea74a1616147cbffa8013685012854.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:46:21"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RITA DOS IMPOSSIVEIS DUTRA DE PAIVA"
    "autor_nome_curto" => "RITA I. DUTRA DE"
    "autor_email" => "ritadutrap@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE EVANGÉLICA CRISTO REI"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VI FIPED"
    "edicao_evento" => "VI Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2014"
    "edicao_logo" => "5e49aec952f7c_16022020180617.png"
    "edicao_capa" => "5f186e2e282dd_22072020134950.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-07-30 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 30 de julho de 2014

Resumo

O trabalho visa a analisar o processo de construção dos saberes docentes dos graduandos em Pedagogia, no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID. O texto resulta de um trabalho monográfico, de abordagem qualitativa, em que se considerou a apreciação, via entrevistas, realizadas com os graduandos bolsistas e as observações durante as atividades no Programa. A investigação valeu-se dos estudos de Gauthier (et al, 2006), Tardif (2008), Pimenta (2007), Nunes (2004), dentre outros; para clarificar o percurso da pesquisa e entender que é preciso aliar os conhecimentos da formação com as experiências educativas para a construção/articulação dos saberes docentes, os quais são os fundamentos da identidade profissional. Desse modo, o texto mostra que os sujeitos pesquisados evidenciam que a sua formação foi acrescida pela construção dos saberes docentes favorecida pelo PIBID, visto que, este introduz o graduando em pedagogia no contexto escolar, dando condições para que aconteça, de forma contínua, a relação e a comunicação entre universidade/escola.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.