SABERES CONSTITUINTES DO SER PROFESSOR: UM ESTUDO DA FORMAÇÃO DOS GRADUANDOS EM PEDAGOGIA NO PIBID
"2014-07-30 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 6569 "edicao_id" => 20 "trabalho_id" => 113 "inscrito_id" => 730 "titulo" => "SABERES CONSTITUINTES DO SER PROFESSOR: UM ESTUDO DA FORMAÇÃO DOS GRADUANDOS EM PEDAGOGIA NO PIBID" "resumo" => "O trabalho visa a analisar o processo de construção dos saberes docentes dos graduandos em Pedagogia, no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID. O texto resulta de um trabalho monográfico, de abordagem qualitativa, em que se considerou a apreciação, via entrevistas, realizadas com os graduandos bolsistas e as observações durante as atividades no Programa. A investigação valeu-se dos estudos de Gauthier (et al, 2006), Tardif (2008), Pimenta (2007), Nunes (2004), dentre outros; para clarificar o percurso da pesquisa e entender que é preciso aliar os conhecimentos da formação com as experiências educativas para a construção/articulação dos saberes docentes, os quais são os fundamentos da identidade profissional. Desse modo, o texto mostra que os sujeitos pesquisados evidenciam que a sua formação foi acrescida pela construção dos saberes docentes favorecida pelo PIBID, visto que, este introduz o graduando em pedagogia no contexto escolar, dando condições para que aconteça, de forma contínua, a relação e a comunicação entre universidade/escola." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "PROGRAMAS FORMATIVOS NA DOCÊNCIA: EXPERIÊNCIAS E PERSPECTIVAS" "palavra_chave" => "GRADUANDO EM PEDAGOGIA, PIBID, SABERES DOCENTES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_23_05_2014_21_34_43_idinscrito_730_5aea74a1616147cbffa8013685012854.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 12:46:21" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RITA DOS IMPOSSIVEIS DUTRA DE PAIVA" "autor_nome_curto" => "RITA I. DUTRA DE" "autor_email" => "ritadutrap@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE EVANGÉLICA CRISTO REI" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-fiped" "edicao_nome" => "Anais VI FIPED" "edicao_evento" => "VI Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2014" "edicao_logo" => "5e49aec952f7c_16022020180617.png" "edicao_capa" => "5f186e2e282dd_22072020134950.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-07-30 00:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 6569 "edicao_id" => 20 "trabalho_id" => 113 "inscrito_id" => 730 "titulo" => "SABERES CONSTITUINTES DO SER PROFESSOR: UM ESTUDO DA FORMAÇÃO DOS GRADUANDOS EM PEDAGOGIA NO PIBID" "resumo" => "O trabalho visa a analisar o processo de construção dos saberes docentes dos graduandos em Pedagogia, no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID. O texto resulta de um trabalho monográfico, de abordagem qualitativa, em que se considerou a apreciação, via entrevistas, realizadas com os graduandos bolsistas e as observações durante as atividades no Programa. A investigação valeu-se dos estudos de Gauthier (et al, 2006), Tardif (2008), Pimenta (2007), Nunes (2004), dentre outros; para clarificar o percurso da pesquisa e entender que é preciso aliar os conhecimentos da formação com as experiências educativas para a construção/articulação dos saberes docentes, os quais são os fundamentos da identidade profissional. Desse modo, o texto mostra que os sujeitos pesquisados evidenciam que a sua formação foi acrescida pela construção dos saberes docentes favorecida pelo PIBID, visto que, este introduz o graduando em pedagogia no contexto escolar, dando condições para que aconteça, de forma contínua, a relação e a comunicação entre universidade/escola." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "PROGRAMAS FORMATIVOS NA DOCÊNCIA: EXPERIÊNCIAS E PERSPECTIVAS" "palavra_chave" => "GRADUANDO EM PEDAGOGIA, PIBID, SABERES DOCENTES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_23_05_2014_21_34_43_idinscrito_730_5aea74a1616147cbffa8013685012854.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 12:46:21" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RITA DOS IMPOSSIVEIS DUTRA DE PAIVA" "autor_nome_curto" => "RITA I. DUTRA DE" "autor_email" => "ritadutrap@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE EVANGÉLICA CRISTO REI" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-fiped" "edicao_nome" => "Anais VI FIPED" "edicao_evento" => "VI Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2014" "edicao_logo" => "5e49aec952f7c_16022020180617.png" "edicao_capa" => "5f186e2e282dd_22072020134950.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-07-30 00:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }