O artigo analisa a distribuição dos alunos público-alvo da educação especial que estão incluídos nas salas regulares de ensino na rede pública no estado do Ceará e que têm o Atendimento Educacional Especializado: conjunto de atividades, recursos de acessibilidade e pedagógicos organizados institucionalmente, prestado de forma complementar e/ou suplementar. A pesquisa objetiva contribuir para a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas, visando à sua autonomia na escola e fora dela, constituindo oferta obrigatória pelos sistemas públicos de ensino. Esse serviço é disponibilizado pela Secretaria da Educação do Ceará e ocorre no contra turno da escolarização, por meio das salas de recursos multifuncionais para todos os discentes da educação especial incluídos nas escolas da rede estadual de ensino. Apontando as diferentes necessidades especiais daqueles que são público-alvo da educação especial e para o esclarecimento devido desse assunto, a inclusão foi abordada em um contexto histórico no Brasil, para ser feita uma análise geral sobre a evolução educacional desde as primeiras concepções até o contexto atual da educação inclusiva. Evidencia o atendimento educacional especializado nas salas de recursos multifuncionais pelos professores formados/especializados nessa área. Os dados obtidos neste artigo são do Censo Escolar 2016 e das matrículas dos anos de 2016 e 2017, para obter a comparação entre o crescimento ou a diminuição de educandos incluídos. Os tipos de deficiência estudados foram: cegueira, baixa visão, surdez, deficiência auditiva, surdo cegueira, deficiência física, deficiência múltipla, autismo,
transtorno global do desenvolvimento e super dotação, sendo demonstrados pelos gráficos inseridos no trabalho.