Artigo Anais VI FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

RELAÇÃO ENTRE DESEMPENHO NA DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA E NA PROVA BRASIL: O CASO DE ALUNOS DE OITAVO ANO DE UMA ESCOLA PÚBLICA

Palavra-chaves: LÍNGUA PORTUGUESA, PROVA BRASIL, DESCRITORES Comunicação Oral (CO) DIDÁTICA, AVALIAÇÃO E A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO
"2014-07-30 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 6549
    "edicao_id" => 20
    "trabalho_id" => 470
    "inscrito_id" => 1759
    "titulo" => "RELAÇÃO ENTRE DESEMPENHO NA DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA E NA PROVA BRASIL: O CASO DE ALUNOS DE OITAVO ANO DE UMA ESCOLA PÚBLICA"
    "resumo" => "Nesta pesquisa, o objetivo foi correlacionar os resultados de uma aplicação de questões de Língua Portuguesa propostas na Prova Brasil a alunos de 8º ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública localizada em Londrina-PR, com os resultados das médias anuais do ano letivo anterior dos estudantes selecionados para a pesquisa. Utilizou-se do coeficiente de correlação de Spearman para a análise dos resultados. As análises apontaram para uma forte correlação entre as variáveis estudadas, permitindo a inferência de que o desempenho dos alunos na Prova Brasil mantém relação com os resultados na avaliação da disciplina de Língua Portuguesa.  Concluiu-se que podemos afirmar com alguma certeza que os alunos com melhores desempenhos em sala de aula também serão aqueles com melhor resultado na Prova Brasil. Tal resultado pode indicar a importância da utilização de atividades que desenvolvam as competências e habilidades vinculadas aos descritores da Prova Brasil em sala de aula."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "DIDÁTICA, AVALIAÇÃO E A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO"
    "palavra_chave" => "LÍNGUA PORTUGUESA, PROVA BRASIL, DESCRITORES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_2datahora_15_06_2014_18_44_31_idinscrito_1759_6889436cba3f935962005282e207fc03.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:46:21"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FÁBIO LUIZ DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "FÁBIO LUIZ"
    "autor_email" => "fls.londrina@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VI FIPED"
    "edicao_evento" => "VI Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2014"
    "edicao_logo" => "5e49aec952f7c_16022020180617.png"
    "edicao_capa" => "5f186e2e282dd_22072020134950.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-07-30 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 6549
    "edicao_id" => 20
    "trabalho_id" => 470
    "inscrito_id" => 1759
    "titulo" => "RELAÇÃO ENTRE DESEMPENHO NA DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA E NA PROVA BRASIL: O CASO DE ALUNOS DE OITAVO ANO DE UMA ESCOLA PÚBLICA"
    "resumo" => "Nesta pesquisa, o objetivo foi correlacionar os resultados de uma aplicação de questões de Língua Portuguesa propostas na Prova Brasil a alunos de 8º ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública localizada em Londrina-PR, com os resultados das médias anuais do ano letivo anterior dos estudantes selecionados para a pesquisa. Utilizou-se do coeficiente de correlação de Spearman para a análise dos resultados. As análises apontaram para uma forte correlação entre as variáveis estudadas, permitindo a inferência de que o desempenho dos alunos na Prova Brasil mantém relação com os resultados na avaliação da disciplina de Língua Portuguesa.  Concluiu-se que podemos afirmar com alguma certeza que os alunos com melhores desempenhos em sala de aula também serão aqueles com melhor resultado na Prova Brasil. Tal resultado pode indicar a importância da utilização de atividades que desenvolvam as competências e habilidades vinculadas aos descritores da Prova Brasil em sala de aula."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "DIDÁTICA, AVALIAÇÃO E A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO"
    "palavra_chave" => "LÍNGUA PORTUGUESA, PROVA BRASIL, DESCRITORES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_2datahora_15_06_2014_18_44_31_idinscrito_1759_6889436cba3f935962005282e207fc03.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:46:21"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FÁBIO LUIZ DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "FÁBIO LUIZ"
    "autor_email" => "fls.londrina@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VI FIPED"
    "edicao_evento" => "VI Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2014"
    "edicao_logo" => "5e49aec952f7c_16022020180617.png"
    "edicao_capa" => "5f186e2e282dd_22072020134950.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-07-30 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 30 de julho de 2014

Resumo

Nesta pesquisa, o objetivo foi correlacionar os resultados de uma aplicação de questões de Língua Portuguesa propostas na Prova Brasil a alunos de 8º ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública localizada em Londrina-PR, com os resultados das médias anuais do ano letivo anterior dos estudantes selecionados para a pesquisa. Utilizou-se do coeficiente de correlação de Spearman para a análise dos resultados. As análises apontaram para uma forte correlação entre as variáveis estudadas, permitindo a inferência de que o desempenho dos alunos na Prova Brasil mantém relação com os resultados na avaliação da disciplina de Língua Portuguesa. Concluiu-se que podemos afirmar com alguma certeza que os alunos com melhores desempenhos em sala de aula também serão aqueles com melhor resultado na Prova Brasil. Tal resultado pode indicar a importância da utilização de atividades que desenvolvam as competências e habilidades vinculadas aos descritores da Prova Brasil em sala de aula.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.