ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR A VIABILIDADE TÉCNICA DO APROVEITAMENTO DOS RESÍDUOS POLIMÉRICOS NO SETOR DA PAVIMENTAÇÃO RODOVIÁRIA. A METODOLOGIA ENVOLVEU VISITAS IN LOCO E ENSAIOS EM LABORATÓRIO, ONDE FORAM UTILIZADOS O LIGANTE ASFÁLTICO CAP50/70 E OS RESÍDUOS POLIMÉRICOS RCA QUE SÃO RESÍDUOS ORIUNDOS DO PROCESSO DE PRODUÇÃO DA INDÚSTRIA CALÇADISTA. O RESÍDUO RCA TEM COMO PROCEDÊNCIA A SÃO PAULO ALPARGATAS SITUADA EM CAMPINA GRANDE/PB, E O LIGANTE ASFÁLTICO CAP50/70 É PROCEDENTE DA REFINARIA LUBNOR/CE. APÓS A COLETA, OS RESÍDUOS POLIMÉRICOS RCA FORAM TRITURADOS. EM LABORATÓRIO O LIGANTE ASFÁLTICO DO TIPO CAP50/70, FOI MODIFICADO A PARTIR DA INCORPORAÇÃO E RECICLAGEM DE RESÍDUOS PÓS-PROCESSAMENTO DE ELASTÔMEROS COPOLÍMERO ESTIRENO BUTADIENO (SBR) E DO ELASTÔMERO TERMOPLÁSTICO COPOLÍMERO ESTIRENO ACETATO DE VINILA (EVA). FORAM CONFECCIONADOS 16 TIPOS DIFERENTES DE LIGANTES ASFÁLTICOS, SENDO UM CONVENCIONAL E 15 LIGANTES MODIFICADOS PELO RCA. OS RESULTADOS OBTIDOS MOSTRAM QUE O CAP50/70 MODIFICADO COM RCA A 5% OBTEVE MELHORES RESULTADOS, SENDO POSSÍVEL PRODUZIR LIGANTES ASFÁLTICOS MODIFICADOS, PARA APLICAÇÃO EM PAVIMENTOS FLEXÍVEIS A PARTIR DOS RESÍDUOS POLIMÉRICOS INDUSTRIAIS, UTILIZANDO-SE OS MESMOS PROCEDIMENTOS ADOTADOS NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO CIVIL PARA APLICAÇÃO EM ENGENHARIA RODOVIÁRIA.