PRODUÇÃO DE GÁS CARBÔNICO DE FORMA EXPERIMENTAL: EXPERIÊNCIA DIDÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL, EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE CAMPINA GRANDE
"2019-11-20 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 63813 "edicao_id" => 114 "trabalho_id" => 382 "inscrito_id" => 608 "titulo" => "PRODUÇÃO DE GÁS CARBÔNICO DE FORMA EXPERIMENTAL: EXPERIÊNCIA DIDÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL, EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE CAMPINA GRANDE" "resumo" => "A NECESSIDADE DE DISCUTIR TEMAS RELACIONADOS AO MEIO AMBIENTE BUSCANDO A SUSTENTABILIDADE, TEM SE TORNADO FREQUENTE E NECESSÁRIO PARA O AVANÇO DE MELHORIAS NO ASPECTO AMBIENTAL ATRAVÉS DO CONSUMO SUSTENTÁVEL. NESSE CONTEXTO, O AMBIENTE ESCOLAR PROPORCIONOU VERIFICAR OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS DOS DISCENTES SOBRE O GÁS CARBÔNICO INTERCONECTADO INICIALMENTE COM A TEORIA, E A AULA EXPERIMENTAL, CONTUDO, VIABILIZOU AÇÕES IMPORTANTES COMO DEBATES, ESTUDOS, ATIVIDADES SOBRE AS QUESTÕES AMBIENTAIS, TAIS COMO, POLUIÇÃO DO AR, AUMENTO DA TEMPERATURA E PRODUÇÃO DO OXIGÊNIO. O CONTATO COM O EXPERIMENTO FOMENTOU UM AUMENTO NA PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS, COM UMA CONSIDERÁVEL MELHORA NO APRENDIZADO DOS CONCEITOS E DESPERTOU A CRIATIVIDADE PARA CRIAÇÃO DE EXPERIMENTOS, FRENTE IMPORTÂNCIA DO GÁS CARBÔNICO PARA A NATUREZA, E OS RISCOS QUE SUA EMISSÃO EM EXCESSO PROVOCA. NESSE SENTIDO FOI DESENVOLVIDA UMA PESQUISA SOBRE O CONHECIMENTOS PRÉVIOS DOS ALUNOS SOBRE O GÁS CARBÔNICO, FOI APLICADO QUESTIONÁRIOS EM UMA TURMA DO 6º DO ENSINO FUNDAMENTAL, EM UMA ESCOLA PÚBLICA, LOCALIZADA EM CAMPINA GRANDE-PB. A AULA PRÁTICA EXPERIMENTAL PRODUZINDO CO2 DESPERTOU O INTERESSE POSSIBILITANDO QUESTIONAMENTOS E DISCUSSÕES PRODUTIVAS NA ESCOLA. DIANTE DOS RESULTADOS, A AULA PRÁTICA EXPERIMENTAL DO GÁS CARBÔNICO É UMA FERRAMENTA DIDÁTICA IMPORTANTE PARA O DESENVOLVIMENTO NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DOS ALUNOS. ESTE MECANISMO SENSIBILIZA OS ESTUDANTES SOBRE AS QUESTÕES AMBIENTAIS QUE OCORREM FREQUENTEMENTE, COMO TAMBÉM AUXILIAR NO ENSINO DE FORMA TEÓRICO-PRÁTICA, TENDO EM VISTA, QUE OS TORNARÃO CIDADÃOS BEM INFORMADOS E SENSIBILIZADOS COM A PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE, POIS POSSIBILITA MUDANÇAS DE HÁBITOS E ATITUDES PERANTE A EMISSÃO DE CO2." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT 07: Educação e Comunicação" "palavra_chave" => "EXPERIMENTAÇÃO, GÁS CARBÔNICO, MATERIAIS RECICLÁVEIS, MEIO AMBIENTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV133_MD4_SA41_ID608_28102019133455.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:59" "updated_at" => "2020-06-10 11:45:47" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EMERSON ANTONIO CAVALCANTI" "autor_nome_curto" => "EMERSON" "autor_email" => "emersoncavalcanti40@gmail" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conimas-e-iii-conidis" "edicao_nome" => "Anais I CONIMAS e III CONIDIS" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Meio Ambiente e Sociedade e III Congresso Internacional da Diversidade do Semiárido" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conimas-e-conidis/2019" "edicao_logo" => "5e4a0ac95979e_17022020003849.png" "edicao_capa" => "5f184b3570210_22072020112037.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-11-20 00:00:00" "publicacao_id" => 33 "publicacao_nome" => "Anais CONIDIS" "publicacao_codigo" => "2526-186X" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 63813 "edicao_id" => 114 "trabalho_id" => 382 "inscrito_id" => 608 "titulo" => "PRODUÇÃO DE GÁS CARBÔNICO DE FORMA EXPERIMENTAL: EXPERIÊNCIA DIDÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL, EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE CAMPINA GRANDE" "resumo" => "A NECESSIDADE DE DISCUTIR TEMAS RELACIONADOS AO MEIO AMBIENTE BUSCANDO A SUSTENTABILIDADE, TEM SE TORNADO FREQUENTE E NECESSÁRIO PARA O AVANÇO DE MELHORIAS NO ASPECTO AMBIENTAL ATRAVÉS DO CONSUMO SUSTENTÁVEL. NESSE CONTEXTO, O AMBIENTE ESCOLAR PROPORCIONOU VERIFICAR OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS DOS DISCENTES SOBRE O GÁS CARBÔNICO INTERCONECTADO INICIALMENTE COM A TEORIA, E A AULA EXPERIMENTAL, CONTUDO, VIABILIZOU AÇÕES IMPORTANTES COMO DEBATES, ESTUDOS, ATIVIDADES SOBRE AS QUESTÕES AMBIENTAIS, TAIS COMO, POLUIÇÃO DO AR, AUMENTO DA TEMPERATURA E PRODUÇÃO DO OXIGÊNIO. O CONTATO COM O EXPERIMENTO FOMENTOU UM AUMENTO NA PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS, COM UMA CONSIDERÁVEL MELHORA NO APRENDIZADO DOS CONCEITOS E DESPERTOU A CRIATIVIDADE PARA CRIAÇÃO DE EXPERIMENTOS, FRENTE IMPORTÂNCIA DO GÁS CARBÔNICO PARA A NATUREZA, E OS RISCOS QUE SUA EMISSÃO EM EXCESSO PROVOCA. NESSE SENTIDO FOI DESENVOLVIDA UMA PESQUISA SOBRE O CONHECIMENTOS PRÉVIOS DOS ALUNOS SOBRE O GÁS CARBÔNICO, FOI APLICADO QUESTIONÁRIOS EM UMA TURMA DO 6º DO ENSINO FUNDAMENTAL, EM UMA ESCOLA PÚBLICA, LOCALIZADA EM CAMPINA GRANDE-PB. A AULA PRÁTICA EXPERIMENTAL PRODUZINDO CO2 DESPERTOU O INTERESSE POSSIBILITANDO QUESTIONAMENTOS E DISCUSSÕES PRODUTIVAS NA ESCOLA. DIANTE DOS RESULTADOS, A AULA PRÁTICA EXPERIMENTAL DO GÁS CARBÔNICO É UMA FERRAMENTA DIDÁTICA IMPORTANTE PARA O DESENVOLVIMENTO NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DOS ALUNOS. ESTE MECANISMO SENSIBILIZA OS ESTUDANTES SOBRE AS QUESTÕES AMBIENTAIS QUE OCORREM FREQUENTEMENTE, COMO TAMBÉM AUXILIAR NO ENSINO DE FORMA TEÓRICO-PRÁTICA, TENDO EM VISTA, QUE OS TORNARÃO CIDADÃOS BEM INFORMADOS E SENSIBILIZADOS COM A PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE, POIS POSSIBILITA MUDANÇAS DE HÁBITOS E ATITUDES PERANTE A EMISSÃO DE CO2." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT 07: Educação e Comunicação" "palavra_chave" => "EXPERIMENTAÇÃO, GÁS CARBÔNICO, MATERIAIS RECICLÁVEIS, MEIO AMBIENTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV133_MD4_SA41_ID608_28102019133455.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:59" "updated_at" => "2020-06-10 11:45:47" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EMERSON ANTONIO CAVALCANTI" "autor_nome_curto" => "EMERSON" "autor_email" => "emersoncavalcanti40@gmail" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conimas-e-iii-conidis" "edicao_nome" => "Anais I CONIMAS e III CONIDIS" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Meio Ambiente e Sociedade e III Congresso Internacional da Diversidade do Semiárido" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conimas-e-conidis/2019" "edicao_logo" => "5e4a0ac95979e_17022020003849.png" "edicao_capa" => "5f184b3570210_22072020112037.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-11-20 00:00:00" "publicacao_id" => 33 "publicacao_nome" => "Anais CONIDIS" "publicacao_codigo" => "2526-186X" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }