ESTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO ANALISAR A PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA SOBRE A GERAÇÃO E DESCARTE DOS RESÍDUOS SÓLIDOS (RS). A PESQUISA FOI REALIZADA COM 118 ALUNOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PRIVADA, LOCALIZADA EM ZONA URBANA DE NATAL, RN. PARA A COLETA DOS DADOS, UTILIZOU-SE UM QUESTIONÁRIO COM 08 PERGUNTAS ABERTAS E FECHADAS. OS RESULTADOS DEMOSNTRARAM QUE GRANDE PARTE DOS ESTUDANTES RECONHECIA OS PROBLEMAS GERADOS PELOS RS E CONHECIAM ESTRATÉGIAS/FORMAS SIMPLES PARA MINIMIZAÇÃO DESTA PROBLEMÁTICA, COMO POR EXEMPLO, A REUTILIZAÇÃO, RECICLAGEM, DESCARTE ADEQUADO DE PILHAS E BATERIAS, EVITAR JOGAR LIXO NO CHÃO, ETC. DIANTE DESTE CONTEXTO, O PRESENTE ESTUDO TORNA-SE UMA FERRAMENTA VALIOSA QUE PODERÁ AUXILIAR INÚMEROS DOCENTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO PLANEJAMENTO E EFETIVAÇÃO DE PROPOSTAS LIGADAS AO TEMA GERAÇÃO E DESCARTE DOS RS, VISANDO FORMAR CIDADÃOS CRÍTICOS E REFLEXIVOS QUANTO ÀS QUESTÕES AMBIENTAIS PRESENTES EM SEU COTIDIANO.