DIANTE DOS DIVERSOS ENTRAVES NA EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA, QUE AUMENTAM OS ÍNDICES DE EVASÃO ESCOLAR E DISTANCIAM ESSAS COMUNIDADES DE MELHORES OPORTUNIDADES, ESTE PROJETO VISA INTRODUZIR O PENSAMENTO COMPUTACIONAL COMO ALTERNATIVA PARA APROXIMAR AS COMUNIDADES DA PESQUISA, DA CIÊNCIA E DA INVENÇÃO. APOIADOS NA EDUCAÇÃO STEM, UTILIZAREMOS AS NOÇÕES DE MOVIMENTO MAKER E COMPUTAÇÃO DESPLUGADA PARA QUE POSSAMOS NOS ADAPTAR À REALIDADE QUILOMBOLA, ATUANDO EXPERIMENTALMENTE EM BELA VISTA PIATÓ – UMA COMUNIDADE POTIGUAR CARENTE DE LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA E BOA INFRAESTRUTURA ESCOLAR –, ONDE ESTAMOS REALIZANDO ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS PARA QUE A HISTÓRIA E A CULTURA LOCAIS SEJAM PRESERVADAS. ATÉ ENTÃO, IDENTIFICAMOS A DISTÂNCIA FÍSICA E OS PROBLEMAS ESTRUTURAIS COMO PRINCIPAIS DESAFIOS, MAS OBJETIVAMOS PERSISTIR NO DESENVOLVIMENTO DO PROJETO PARA SERVIR DE SUBSÍDIO PARA OUTROS, BEM COMO PARA DIFUNDIR PEQUENAS E SIGNIFICATIVAS MUDANÇAS A ESSA CONJUNTURA.