ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO STUDAR ASPECTOS RELACIONADOS À RESPONSABILIDADE SOCIAL E AMBIENTAL DAS EMPRESAS. A CONSTRUÇÃO DESTE ARTIGO FOI REALIZADA POR MEIO DE UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SOBRE O TEMA EM ARTIGOS CIENTÍFICOS E CONTEÚDOS DIGITAIS. VERIFICA-SE QUE GRANDE PARTE DAS EMPRESAS TRABALHA ATUALMENTE COM FOCO NAS QUESTÃOS AMBIENTAIS E SOCIAIS. COM EFEITO, MESMO CONSIDERANDO O AUMENTO DOS CUSTOS, AS EMPRESAS PODEM AMPLIAR SEUS LUCROS. UMA POSSIBILIDADE QUE AMPLIA A CREDIBILIDADE DAS ORGANIZAÇÕES É A OBTENÇÃO DE CERTIFICAÇÕES SOCIOAMBIENTAIS, A EXEMPLO DO SELO ISO 14001. TRATA TAMBÉM DA IMPORTÂNCIA DO SGA (SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL), NAS EMPRESAS ONDE O MESMO PODE ANALISAR E IMPLEMENTAR OS 4 RS, (REDUZIR, REUTILIZAR, RECICLAR E RECUPERAR). COMPREENDE-SE QUE A EVIDENCIAÇÃO DE INFORMAÇÕES DE GESTÃO AMBIENTAL DEVA SER MAIS COMUMENTE EXPLICITADA NOS RELATÓRIOS, QUE SERVEM COMO FONTES DE INFORMAÇÃO NA TOMADA DE DECISÃO DOS DIVERSOS USUÁRIOS PROPORCIONANDO A PRÁTICA E BENEFÍCIOS PARA AS EMPRESAS. ALÉM DISSO, A RESPONSABILIZAÇÃO DAS ORGANIZAÇÕES COM A SUSTENTABILIDADE ESTÁ EM ACORDO COM A AGENDA 2030, QUE PREVÊ AÇÕES INDISPENSÁVEIS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO PLANETA.