O ENSINO DE QUÍMICA TÊM APRESENTADO COMO ALTERNATIVA A EXPERIMENTAÇÃO PARA SANAR AS DIFICULDADES DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. ASSIM, ESTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO AVALIAR A IMPORTÂNCIA DA EXPERIMENTAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM QUÍMICA. ESTE ESTUDO FOI EFETIVADO NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA-IFPB CAMPUS CAMPINA GRANDE. O PÚBLICO ALVO FORAM 20 ALUNOS DO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO. A INVESTIGAÇÃO TEVE CARÁTER EXPLORATÓRIO E INVESTIGATIVO, COM APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIO CONTENDO PERGUNTAS OBJETIVAS E SUBJETIVAS. OBSERVOU-SE QUE A UTILIZAÇÃO DA EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA É UMA FERRAMENTA QUE CONTRIBUI PARA A AMPLIAÇÃO DO CONHECIMENTO POR ESTABELECER UMA RELAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA, SENDO CONSIDERADA PELOS ALUNOS COMO MUITO IMPORTANTE DEVIDO A POSSIBILIDADE DE VISUALIZAÇÃO, ACOMPANHAMENTO E REALIZAÇÃO DO EXPERIMENTO, ONDE OS MESMOS PARTICIPAM ATIVAMENTE DA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO E DESENVOLVEM O ESPIRITO INVESTIGADOR E A CURIOSIDADE.