Artigo Anais I CONIMAS e III CONIDIS

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-186X

ENSINAR E APRENDER QUÍMICA: EXPERIMENTAÇÃO COMO METODOLOGIA FACILITADORA

Palavra-chaves: EXPERIMENTAÇÃO, APRENDIZAGEM, QUÍMICA Comunicação Oral (CO) AT 16: Interdisciplinaridade
"2019-11-20 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 63498
    "edicao_id" => 114
    "trabalho_id" => 937
    "inscrito_id" => 2391
    "titulo" => "ENSINAR E APRENDER QUÍMICA: EXPERIMENTAÇÃO COMO METODOLOGIA FACILITADORA"
    "resumo" => "O ENSINO DE QUÍMICA TÊM APRESENTADO COMO ALTERNATIVA A EXPERIMENTAÇÃO PARA SANAR AS DIFICULDADES DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. ASSIM, ESTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO AVALIAR A IMPORTÂNCIA DA EXPERIMENTAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM QUÍMICA.  ESTE ESTUDO FOI EFETIVADO NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA-IFPB CAMPUS CAMPINA GRANDE.  O PÚBLICO ALVO FORAM 20 ALUNOS DO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO. A INVESTIGAÇÃO TEVE CARÁTER EXPLORATÓRIO E INVESTIGATIVO, COM APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIO CONTENDO PERGUNTAS OBJETIVAS E SUBJETIVAS. OBSERVOU-SE QUE A UTILIZAÇÃO DA EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA É UMA FERRAMENTA QUE CONTRIBUI PARA A AMPLIAÇÃO DO CONHECIMENTO POR ESTABELECER UMA RELAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA, SENDO CONSIDERADA PELOS ALUNOS COMO MUITO IMPORTANTE DEVIDO A POSSIBILIDADE DE VISUALIZAÇÃO, ACOMPANHAMENTO E REALIZAÇÃO DO EXPERIMENTO, ONDE OS MESMOS PARTICIPAM ATIVAMENTE DA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO E DESENVOLVEM O ESPIRITO INVESTIGADOR E A CURIOSIDADE."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 16: Interdisciplinaridade"
    "palavra_chave" => "EXPERIMENTAÇÃO, APRENDIZAGEM, QUÍMICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV133_MD1_SA50_ID2391_07112019212238.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:59"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:45:46"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GRAZIELA NOGUEIRA CANDIDO"
    "autor_nome_curto" => "GRAZIELA NOGUEIRA"
    "autor_email" => "nogueiragraziela07@gmail."
    "autor_ies" => "IFPB - CG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conimas-e-iii-conidis"
    "edicao_nome" => "Anais I CONIMAS e III CONIDIS"
    "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Meio Ambiente e Sociedade e III Congresso Internacional da Diversidade do Semiárido"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conimas-e-conidis/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a0ac95979e_17022020003849.png"
    "edicao_capa" => "5f184b3570210_22072020112037.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-11-20 00:00:00"
    "publicacao_id" => 33
    "publicacao_nome" => "Anais CONIDIS"
    "publicacao_codigo" => "2526-186X"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 63498
    "edicao_id" => 114
    "trabalho_id" => 937
    "inscrito_id" => 2391
    "titulo" => "ENSINAR E APRENDER QUÍMICA: EXPERIMENTAÇÃO COMO METODOLOGIA FACILITADORA"
    "resumo" => "O ENSINO DE QUÍMICA TÊM APRESENTADO COMO ALTERNATIVA A EXPERIMENTAÇÃO PARA SANAR AS DIFICULDADES DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. ASSIM, ESTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO AVALIAR A IMPORTÂNCIA DA EXPERIMENTAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM QUÍMICA.  ESTE ESTUDO FOI EFETIVADO NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA-IFPB CAMPUS CAMPINA GRANDE.  O PÚBLICO ALVO FORAM 20 ALUNOS DO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO. A INVESTIGAÇÃO TEVE CARÁTER EXPLORATÓRIO E INVESTIGATIVO, COM APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIO CONTENDO PERGUNTAS OBJETIVAS E SUBJETIVAS. OBSERVOU-SE QUE A UTILIZAÇÃO DA EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA É UMA FERRAMENTA QUE CONTRIBUI PARA A AMPLIAÇÃO DO CONHECIMENTO POR ESTABELECER UMA RELAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA, SENDO CONSIDERADA PELOS ALUNOS COMO MUITO IMPORTANTE DEVIDO A POSSIBILIDADE DE VISUALIZAÇÃO, ACOMPANHAMENTO E REALIZAÇÃO DO EXPERIMENTO, ONDE OS MESMOS PARTICIPAM ATIVAMENTE DA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO E DESENVOLVEM O ESPIRITO INVESTIGADOR E A CURIOSIDADE."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 16: Interdisciplinaridade"
    "palavra_chave" => "EXPERIMENTAÇÃO, APRENDIZAGEM, QUÍMICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV133_MD1_SA50_ID2391_07112019212238.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:59"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:45:46"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GRAZIELA NOGUEIRA CANDIDO"
    "autor_nome_curto" => "GRAZIELA NOGUEIRA"
    "autor_email" => "nogueiragraziela07@gmail."
    "autor_ies" => "IFPB - CG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conimas-e-iii-conidis"
    "edicao_nome" => "Anais I CONIMAS e III CONIDIS"
    "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Meio Ambiente e Sociedade e III Congresso Internacional da Diversidade do Semiárido"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conimas-e-conidis/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a0ac95979e_17022020003849.png"
    "edicao_capa" => "5f184b3570210_22072020112037.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-11-20 00:00:00"
    "publicacao_id" => 33
    "publicacao_nome" => "Anais CONIDIS"
    "publicacao_codigo" => "2526-186X"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 20 de novembro de 2019

Resumo

O ENSINO DE QUÍMICA TÊM APRESENTADO COMO ALTERNATIVA A EXPERIMENTAÇÃO PARA SANAR AS DIFICULDADES DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. ASSIM, ESTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO AVALIAR A IMPORTÂNCIA DA EXPERIMENTAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM QUÍMICA. ESTE ESTUDO FOI EFETIVADO NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA-IFPB CAMPUS CAMPINA GRANDE. O PÚBLICO ALVO FORAM 20 ALUNOS DO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO. A INVESTIGAÇÃO TEVE CARÁTER EXPLORATÓRIO E INVESTIGATIVO, COM APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIO CONTENDO PERGUNTAS OBJETIVAS E SUBJETIVAS. OBSERVOU-SE QUE A UTILIZAÇÃO DA EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA É UMA FERRAMENTA QUE CONTRIBUI PARA A AMPLIAÇÃO DO CONHECIMENTO POR ESTABELECER UMA RELAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA, SENDO CONSIDERADA PELOS ALUNOS COMO MUITO IMPORTANTE DEVIDO A POSSIBILIDADE DE VISUALIZAÇÃO, ACOMPANHAMENTO E REALIZAÇÃO DO EXPERIMENTO, ONDE OS MESMOS PARTICIPAM ATIVAMENTE DA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO E DESENVOLVEM O ESPIRITO INVESTIGADOR E A CURIOSIDADE.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.