SÃO DIVERSAS AS DIFICULDADES NO ENSINO EM REGIÃO ONDE HÁ DIFÍCIL ACESSO A CONTEÚDO DE QUALIDADE. DIFICULDADES ESTAS SÃO ENCONTRADAS EM SEMIÁRIDO POTIGUAR, ONDE O ACESSO A GRANDES CENTROS AINDA É COMPLICADO. DIANTE DISSO, ESTE TRABALHO TRAZ UMA ATIVIDADE PARA O ENSINO DE SÉRIES DE E SUAS COMPARAÇÕES ATRAVÉS DE ANÁLISES GRÁFICAS REALIZADAS EM APLICATIVOS MOBILE. A ESCOLHA PELO APLICATIVO MOBILE SE JUSTIFICA PELO FATO DOS ALUNOS POSSUEM APARELHOS DO TIPO SMARTPHONE QUE PODEM ACESSAR DE FORMA MÓVEL DE QUALQUER LUGAR, VISTO QUE O APLICATIVO NÃO NECESSITA DE INTERNET. A ATIVIDADE MOSTRA QUE SÉRIES DE POTÊNCIAS SÃO MAIS APROXIMADAS QUE SÉRIES TRIGONOMÉTRICAS E QUE A APLICAÇÃO GRÁFICA GERA MOTIVAÇÃO E MELHOR COMPREENSÃO. ALÉM DISSO, PODE-SE CONCLUIR QUE OS APLICATIVOS EM APARELHOS PORTÁTEIS SÃO FORTES ALIADOS AO DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO DA REGIÃO.