Artigo Anais VI FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

DIFICULDADES NA ATUAÇÃO DOCENTE UNIVERSITÁRIA: ASPECTOS QUE PERMEIAM AS DIFERENTES ÁREAS DO CONHECIMENTO

Palavra-chaves: DOCÊNCIA SUPERIOR, DIFICULDADES, CARREIRA DOCENTE Comunicação Oral (CO) FORMAÇÃO, PROFISSIONALIZAÇÃO E TRABALHO DOCENTE
"2014-07-30 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 6327
    "edicao_id" => 20
    "trabalho_id" => 145
    "inscrito_id" => 318
    "titulo" => "DIFICULDADES NA ATUAÇÃO DOCENTE UNIVERSITÁRIA: ASPECTOS QUE PERMEIAM AS DIFERENTES ÁREAS DO CONHECIMENTO"
    "resumo" => "O presente trabalho é um recorte da pesquisa “Os movimentos da docência superior: especificidades nas diferentes áreas do conhecimento e sua influência na atuação docente” que tem como objetivo compreender a relação entre as áreas específicas do conhecimento e a atuação docente. Essa investigação é desenvolvida pelo Grupo Trajetórias de Formação - GTFORMA, na Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, do qual somos participantes. O nosso objetivo nesse recorte é responder a questão: Quais são as dificuldades apresentadas por docentes de diferentes áreas do conhecimento na atuação em sala de aula? Para isso, utilizamos excertos de entrevistas narrativas de três professores, com diferentes tempos de carreira no magistério superior. Para tanto, esse estudo se pauta em uma pesquisa qualitativa de cunho narrativo, (Connely e Clandinin, 1995). Destacamos que os docentes apresentam pontos comuns em relação às dificuldades apresentadas no exercício do magistério superior."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "FORMAÇÃO, PROFISSIONALIZAÇÃO E TRABALHO DOCENTE"
    "palavra_chave" => "DOCÊNCIA SUPERIOR, DIFICULDADES, CARREIRA DOCENTE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_2datahora_24_05_2014_17_18_17_idinscrito_318_356547ed3867a1909d9533789835666d.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:52"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:46:20"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THAÍSE LOPES GRIGOLO DE VARGAS"
    "autor_nome_curto" => "THAÍSE DE VARGAS"
    "autor_email" => "tgrigolo@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UFSM"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VI FIPED"
    "edicao_evento" => "VI Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2014"
    "edicao_logo" => "5e49aec952f7c_16022020180617.png"
    "edicao_capa" => "5f186e2e282dd_22072020134950.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-07-30 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 6327
    "edicao_id" => 20
    "trabalho_id" => 145
    "inscrito_id" => 318
    "titulo" => "DIFICULDADES NA ATUAÇÃO DOCENTE UNIVERSITÁRIA: ASPECTOS QUE PERMEIAM AS DIFERENTES ÁREAS DO CONHECIMENTO"
    "resumo" => "O presente trabalho é um recorte da pesquisa “Os movimentos da docência superior: especificidades nas diferentes áreas do conhecimento e sua influência na atuação docente” que tem como objetivo compreender a relação entre as áreas específicas do conhecimento e a atuação docente. Essa investigação é desenvolvida pelo Grupo Trajetórias de Formação - GTFORMA, na Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, do qual somos participantes. O nosso objetivo nesse recorte é responder a questão: Quais são as dificuldades apresentadas por docentes de diferentes áreas do conhecimento na atuação em sala de aula? Para isso, utilizamos excertos de entrevistas narrativas de três professores, com diferentes tempos de carreira no magistério superior. Para tanto, esse estudo se pauta em uma pesquisa qualitativa de cunho narrativo, (Connely e Clandinin, 1995). Destacamos que os docentes apresentam pontos comuns em relação às dificuldades apresentadas no exercício do magistério superior."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "FORMAÇÃO, PROFISSIONALIZAÇÃO E TRABALHO DOCENTE"
    "palavra_chave" => "DOCÊNCIA SUPERIOR, DIFICULDADES, CARREIRA DOCENTE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_2datahora_24_05_2014_17_18_17_idinscrito_318_356547ed3867a1909d9533789835666d.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:52"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:46:20"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THAÍSE LOPES GRIGOLO DE VARGAS"
    "autor_nome_curto" => "THAÍSE DE VARGAS"
    "autor_email" => "tgrigolo@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UFSM"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VI FIPED"
    "edicao_evento" => "VI Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2014"
    "edicao_logo" => "5e49aec952f7c_16022020180617.png"
    "edicao_capa" => "5f186e2e282dd_22072020134950.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-07-30 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 30 de julho de 2014

Resumo

O presente trabalho é um recorte da pesquisa “Os movimentos da docência superior: especificidades nas diferentes áreas do conhecimento e sua influência na atuação docente” que tem como objetivo compreender a relação entre as áreas específicas do conhecimento e a atuação docente. Essa investigação é desenvolvida pelo Grupo Trajetórias de Formação - GTFORMA, na Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, do qual somos participantes. O nosso objetivo nesse recorte é responder a questão: Quais são as dificuldades apresentadas por docentes de diferentes áreas do conhecimento na atuação em sala de aula? Para isso, utilizamos excertos de entrevistas narrativas de três professores, com diferentes tempos de carreira no magistério superior. Para tanto, esse estudo se pauta em uma pesquisa qualitativa de cunho narrativo, (Connely e Clandinin, 1995). Destacamos que os docentes apresentam pontos comuns em relação às dificuldades apresentadas no exercício do magistério superior.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.