CONSIDERAÇÕES SOBRE O CONCEITO DE LEGITIMAÇÃO EM LYOTARD
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A crise da metafísica na sociedade pós-moderna é observada na tese do fim das metanarrativas de legitimação do saber e da política, o que significa a perda de atração pelas ideias ostensivas da modernidade clássica. A diferença do enfoque da ciência pelas sociedades moderna e pós-moderna (ou sociedades avançadas) interfere na legitimação da ciência é diferenciada nessas sociedades. Lyotard aponta que a transformação cultural afetou as regras dos jogos nos campos da ciência, da literatura e das artes desde o final do século XIX, transformação causada a partir da crise dos relatos. Lyotard aponta um conflito entre a ciência e os relatos do ponto de vista dos próprios critérios de legitimação das regras de jogo dos relatos e da ciência. Não existe estabilidade nas combinações de linguagem e as propriedades dessas combinações formadas pelo próprio homem, necessariamente, não se comunicam. Surge uma lógica do melhor desempenho inconsistente, busca-se ao mesmo tempo, um menor trabalho que reduza os custos de produção e um maior trabalho para reduzir a carga social da população inativa. Lyotard demonstra um estranho desencantamento em relação à positividade cega da deslegitimação. A ciência ou outro tipo de conhecimento tem a função de organizar, estocar e distribuir informações, transformando-a em um conjunto de mensagens traduzidas numa linguagem informatizada, que só se torna saber científico se for traduzido pelo computador." 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