ESTE TRABALHO APRESENTA REFLEXÕES SOBRE A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NO PROCESSO DE PESQUISA NA PÓS-GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL. A METODOLOGIA UTILIZADA PARA ANÁLISE DO OBJETO EM QUESTÃO TEM COMO MATERIAL, A PRÓPRIA MEMÓRIA DA EXPERIÊNCIA DOS AUTORES ELABORADOS NO PLANEJAMENTO E EXECUÇÃO DA AÇÃO; OS RELATÓRIOS DE PESQUISA E A SISTEMATIZAÇÃO DOS DIÁLOGOS REALIZADOS COM PROFESSORAS INDÍGENAS DURANTE O CURSO DE EXTENSÃO: FORMAÇÃO SOCIAL E ECONÔMICA DO BRASIL - QUESTÃO REGIONAL E INDÍGENAS NO NORDESTE, DO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO. CONSIDERANDO COMO FUNDAMENTAL A INDISSOCIABILIDADE ENTRE AS DIMENSÕES DA PESQUISA, ENSINO E EXTENSÃO, A REALIZAÇÃO DO DOUTORADO EM SERVIÇO SOCIAL POSSIBILITOU SUCESSIVAS APROXIMAÇÕES ENTRE TEORIA E PRÁTICA NA DINÂMICA DE PARTICIPAÇÃO DE PROFISSIONAIS INDÍGENAS NA DEFINIÇÃO DA CONCEPÇÃO COMO TAMBÉM, NA CONSTRUÇÃO DA AÇÃO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E A SUA EXECUÇÃO. A AÇÃO FOI REALIZADA DE FORMA PARALELA ÀS ATIVIDADES DE CAMPO DE DUAS PESQUISAS DE DOUTORADO REALIZADAS NA UFPE POR UMA ASSISTENTE SOCIAL INDÍGENA E POR UM ESTATÍSTICO, ECONOMISTA DE ORIGEM AFRICANA, AÇÃO ESSA, VOLTADA PARA INDÍGENAS DO POVO PANKARARU.