Artigo Anais VI FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

A POESIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Palavra-chaves: ALFABETIZAÇÃO, LÚDICO, EDUCAÇÃO INFANTIL Comunicação Oral (CO) ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA
"2014-07-30 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 6240
    "edicao_id" => 20
    "trabalho_id" => 246
    "inscrito_id" => 1413
    "titulo" => "A POESIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL"
    "resumo" => "Este projeto sobre a poesia na sala de aula fez parte do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O lócus do estudo foi uma turma de educação infantil, composta de alunos na faixa etária de 4 a 5 anos, de uma escola pública de Natal-RN. O objetivo foi promover a aquisição e o desenvolvimento da prática da leitura poética através de atividades interativas, lúdicas envolvendo jogos, vídeos. Foram usados textos poéticos que estabeleciam relação com a história de vida dos alunos e desenvolvidas atividades lúdicas para despertar o interesse dos alunos em processo de alfabetização. As estratégias permitiram tornar a leitura da poesia mais atraente, formar leitores amantes da poesia e professores comprometidos com o leitor competente. O aporte teórico que orientou este trabalho foram os estudos de Amarilha (1993) Smith (2003) Huizinga (1993) e Elias (2007). Os resultados indicam que o trabalho com a poesia na educação infantil propicia a sociabilidade por meio de trocas intelectuais, afetivas sobre a linguagem e as vivências dos aprendizes. Observou-se articulação entre as crianças e a poesia despertando nelas sentimentos de amizade e partilha de momentos agradáveis por meio da palavra poética, bem como em atribuir sentido ao mundo real em que estão inseridas. Em suma, o estudo demonstrou que a poesia na educação infantil é experiência relevante para a formação acadêmica e profissional do pedagogo e para a formação do leitor competente da escola pública."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA"
    "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO, LÚDICO, EDUCAÇÃO INFANTIL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_2datahora_25_05_2014_16_25_19_idinscrito_1413_2a244db3b6b3180ffb6697fac66e2054.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:52"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:46:20"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EVODYA SYNTYK GOMES DE OLIVEIRA MARINHO COSTA"
    "autor_nome_curto" => "EVODYA MARINHO"
    "autor_email" => "evodya@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFRN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VI FIPED"
    "edicao_evento" => "VI Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2014"
    "edicao_logo" => "5e49aec952f7c_16022020180617.png"
    "edicao_capa" => "5f186e2e282dd_22072020134950.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-07-30 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 6240
    "edicao_id" => 20
    "trabalho_id" => 246
    "inscrito_id" => 1413
    "titulo" => "A POESIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL"
    "resumo" => "Este projeto sobre a poesia na sala de aula fez parte do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O lócus do estudo foi uma turma de educação infantil, composta de alunos na faixa etária de 4 a 5 anos, de uma escola pública de Natal-RN. O objetivo foi promover a aquisição e o desenvolvimento da prática da leitura poética através de atividades interativas, lúdicas envolvendo jogos, vídeos. Foram usados textos poéticos que estabeleciam relação com a história de vida dos alunos e desenvolvidas atividades lúdicas para despertar o interesse dos alunos em processo de alfabetização. As estratégias permitiram tornar a leitura da poesia mais atraente, formar leitores amantes da poesia e professores comprometidos com o leitor competente. O aporte teórico que orientou este trabalho foram os estudos de Amarilha (1993) Smith (2003) Huizinga (1993) e Elias (2007). Os resultados indicam que o trabalho com a poesia na educação infantil propicia a sociabilidade por meio de trocas intelectuais, afetivas sobre a linguagem e as vivências dos aprendizes. Observou-se articulação entre as crianças e a poesia despertando nelas sentimentos de amizade e partilha de momentos agradáveis por meio da palavra poética, bem como em atribuir sentido ao mundo real em que estão inseridas. Em suma, o estudo demonstrou que a poesia na educação infantil é experiência relevante para a formação acadêmica e profissional do pedagogo e para a formação do leitor competente da escola pública."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA"
    "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO, LÚDICO, EDUCAÇÃO INFANTIL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_2datahora_25_05_2014_16_25_19_idinscrito_1413_2a244db3b6b3180ffb6697fac66e2054.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:52"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:46:20"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EVODYA SYNTYK GOMES DE OLIVEIRA MARINHO COSTA"
    "autor_nome_curto" => "EVODYA MARINHO"
    "autor_email" => "evodya@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFRN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VI FIPED"
    "edicao_evento" => "VI Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2014"
    "edicao_logo" => "5e49aec952f7c_16022020180617.png"
    "edicao_capa" => "5f186e2e282dd_22072020134950.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-07-30 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 30 de julho de 2014

Resumo

Este projeto sobre a poesia na sala de aula fez parte do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O lócus do estudo foi uma turma de educação infantil, composta de alunos na faixa etária de 4 a 5 anos, de uma escola pública de Natal-RN. O objetivo foi promover a aquisição e o desenvolvimento da prática da leitura poética através de atividades interativas, lúdicas envolvendo jogos, vídeos. Foram usados textos poéticos que estabeleciam relação com a história de vida dos alunos e desenvolvidas atividades lúdicas para despertar o interesse dos alunos em processo de alfabetização. As estratégias permitiram tornar a leitura da poesia mais atraente, formar leitores amantes da poesia e professores comprometidos com o leitor competente. O aporte teórico que orientou este trabalho foram os estudos de Amarilha (1993) Smith (2003) Huizinga (1993) e Elias (2007). Os resultados indicam que o trabalho com a poesia na educação infantil propicia a sociabilidade por meio de trocas intelectuais, afetivas sobre a linguagem e as vivências dos aprendizes. Observou-se articulação entre as crianças e a poesia despertando nelas sentimentos de amizade e partilha de momentos agradáveis por meio da palavra poética, bem como em atribuir sentido ao mundo real em que estão inseridas. Em suma, o estudo demonstrou que a poesia na educação infantil é experiência relevante para a formação acadêmica e profissional do pedagogo e para a formação do leitor competente da escola pública.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.