COSTA, Evodya Syntyk Gomes De Oliveira Marinho. A poesia na educação infantil. Anais VI FIPED... Campina Grande: Realize Editora, 2014. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/6240>. Acesso em: 22/12/2024 16:49
Este projeto sobre a poesia na sala de aula fez parte do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O lócus do estudo foi uma turma de educação infantil, composta de alunos na faixa etária de 4 a 5 anos, de uma escola pública de Natal-RN. O objetivo foi promover a aquisição e o desenvolvimento da prática da leitura poética através de atividades interativas, lúdicas envolvendo jogos, vídeos. Foram usados textos poéticos que estabeleciam relação com a história de vida dos alunos e desenvolvidas atividades lúdicas para despertar o interesse dos alunos em processo de alfabetização. As estratégias permitiram tornar a leitura da poesia mais atraente, formar leitores amantes da poesia e professores comprometidos com o leitor competente. O aporte teórico que orientou este trabalho foram os estudos de Amarilha (1993) Smith (2003) Huizinga (1993) e Elias (2007). Os resultados indicam que o trabalho com a poesia na educação infantil propicia a sociabilidade por meio de trocas intelectuais, afetivas sobre a linguagem e as vivências dos aprendizes. Observou-se articulação entre as crianças e a poesia despertando nelas sentimentos de amizade e partilha de momentos agradáveis por meio da palavra poética, bem como em atribuir sentido ao mundo real em que estão inseridas. Em suma, o estudo demonstrou que a poesia na educação infantil é experiência relevante para a formação acadêmica e profissional do pedagogo e para a formação do leitor competente da escola pública.