Artigo Anais VI FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

A INFLUÊNCIA DA EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL PRÉVIA À ATUAÇÃO DOCENTE

Palavra-chaves: DOCÊNCIA SUPERIOR, EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL, ATUAÇÃO DOCENTE Comunicação Oral (CO) FORMAÇÃO, PROFISSIONALIZAÇÃO E TRABALHO DOCENTE
"2014-07-30 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 6222
    "edicao_id" => 20
    "trabalho_id" => 136
    "inscrito_id" => 1302
    "titulo" => "A INFLUÊNCIA DA EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL PRÉVIA À ATUAÇÃO DOCENTE"
    "resumo" => "O estudo em questão trata-se de um recorte do projeto “Os movimentos da docência superior: especificidades nas diferentes áreas do conhecimento e sua influência na atuação docente” que tem como objetivo investigar a influência da formação dos professores na atuação em sala de aula. A investigação está sendo desenvolvida pelo Grupo Trajetórias de Formação - GTFORMA, do qual somos participantes, na Universidade Federal de Santa Maria. Neste trabalho, nosso objetivo é responder a questão: Qual a influência da experiência profissional prévia à  atuação docente? A metodologia utilizada para tanto é qualitativa de cunho narrativo (Connelly e Clandinin, 1995) envolvendo as falas de três docentes pertencentes a diferentes áreas de conhecimento e com diferentes tempos de experiência na carreira universitária docente. Através desta proposta salientamos a necessidade de uma formação específica para a profissão docente, que contemple a dimensão pedagógica que é o que mobiliza e dinamiza a profissão."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "FORMAÇÃO, PROFISSIONALIZAÇÃO E TRABALHO DOCENTE"
    "palavra_chave" => "DOCÊNCIA SUPERIOR, EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL, ATUAÇÃO DOCENTE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_2datahora_24_05_2014_14_45_39_idinscrito_1302_fef16e41ae1f10aed720ceb9668a6908.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:52"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:46:20"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NATÁLIA WERLE"
    "autor_nome_curto" => "NATÁLIA WERLE"
    "autor_email" => "werlenati@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VI FIPED"
    "edicao_evento" => "VI Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2014"
    "edicao_logo" => "5e49aec952f7c_16022020180617.png"
    "edicao_capa" => "5f186e2e282dd_22072020134950.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-07-30 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 6222
    "edicao_id" => 20
    "trabalho_id" => 136
    "inscrito_id" => 1302
    "titulo" => "A INFLUÊNCIA DA EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL PRÉVIA À ATUAÇÃO DOCENTE"
    "resumo" => "O estudo em questão trata-se de um recorte do projeto “Os movimentos da docência superior: especificidades nas diferentes áreas do conhecimento e sua influência na atuação docente” que tem como objetivo investigar a influência da formação dos professores na atuação em sala de aula. A investigação está sendo desenvolvida pelo Grupo Trajetórias de Formação - GTFORMA, do qual somos participantes, na Universidade Federal de Santa Maria. Neste trabalho, nosso objetivo é responder a questão: Qual a influência da experiência profissional prévia à  atuação docente? A metodologia utilizada para tanto é qualitativa de cunho narrativo (Connelly e Clandinin, 1995) envolvendo as falas de três docentes pertencentes a diferentes áreas de conhecimento e com diferentes tempos de experiência na carreira universitária docente. Através desta proposta salientamos a necessidade de uma formação específica para a profissão docente, que contemple a dimensão pedagógica que é o que mobiliza e dinamiza a profissão."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "FORMAÇÃO, PROFISSIONALIZAÇÃO E TRABALHO DOCENTE"
    "palavra_chave" => "DOCÊNCIA SUPERIOR, EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL, ATUAÇÃO DOCENTE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_2datahora_24_05_2014_14_45_39_idinscrito_1302_fef16e41ae1f10aed720ceb9668a6908.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:52"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:46:20"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NATÁLIA WERLE"
    "autor_nome_curto" => "NATÁLIA WERLE"
    "autor_email" => "werlenati@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VI FIPED"
    "edicao_evento" => "VI Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2014"
    "edicao_logo" => "5e49aec952f7c_16022020180617.png"
    "edicao_capa" => "5f186e2e282dd_22072020134950.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-07-30 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 30 de julho de 2014

Resumo

O estudo em questão trata-se de um recorte do projeto “Os movimentos da docência superior: especificidades nas diferentes áreas do conhecimento e sua influência na atuação docente” que tem como objetivo investigar a influência da formação dos professores na atuação em sala de aula. A investigação está sendo desenvolvida pelo Grupo Trajetórias de Formação - GTFORMA, do qual somos participantes, na Universidade Federal de Santa Maria. Neste trabalho, nosso objetivo é responder a questão: Qual a influência da experiência profissional prévia à atuação docente? A metodologia utilizada para tanto é qualitativa de cunho narrativo (Connelly e Clandinin, 1995) envolvendo as falas de três docentes pertencentes a diferentes áreas de conhecimento e com diferentes tempos de experiência na carreira universitária docente. Através desta proposta salientamos a necessidade de uma formação específica para a profissão docente, que contemple a dimensão pedagógica que é o que mobiliza e dinamiza a profissão.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.