WERLE, Natália et al.. A influência da experiência profissional prévia à atuação docente. Anais VI FIPED... Campina Grande: Realize Editora, 2014. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/6222>. Acesso em: 22/12/2024 11:06
O estudo em questão trata-se de um recorte do projeto “Os movimentos da docência superior: especificidades nas diferentes áreas do conhecimento e sua influência na atuação docente” que tem como objetivo investigar a influência da formação dos professores na atuação em sala de aula. A investigação está sendo desenvolvida pelo Grupo Trajetórias de Formação - GTFORMA, do qual somos participantes, na Universidade Federal de Santa Maria. Neste trabalho, nosso objetivo é responder a questão: Qual a influência da experiência profissional prévia à atuação docente? A metodologia utilizada para tanto é qualitativa de cunho narrativo (Connelly e Clandinin, 1995) envolvendo as falas de três docentes pertencentes a diferentes áreas de conhecimento e com diferentes tempos de experiência na carreira universitária docente. Através desta proposta salientamos a necessidade de uma formação específica para a profissão docente, que contemple a dimensão pedagógica que é o que mobiliza e dinamiza a profissão.