ESTE TEXTO RELATA AS EXPERIÊNCIAS DE FORMAÇÃO DOCENTE NO PIBID BIOLOGIA DA UFPI-CAFS, UM TRABALHO QUE VEM SENDO DESENVOLVIDO DESDE 2010, DEMONSTRANDO A IMPORTÂNCIA DESSE PROGRAMA PARA QUE LICENCIANDOS EXPERIMENTEM E DESENVOLVAM HABILIDADES DOCENTES COM BASE NA PRÁTICA REAL ESCOLAR. O TRABALHO FOI DESENVOLVIDO EM ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO, NA CIDADE DE FLORIANO-PI, COM BASE EM UMA DIVERSIDADE DE CONTEÚDOS DE ABSTRAÇÃO COMPLEXA, NORMALMENTE ABORDADOS DE FORMA EXCESSIVAMENTE TEÓRICA E DESCONTEXTUALIZADA COM A REALIDADE DO COTIDIANA DOS ALUNOS. COM OBJETIVO DE CAPACITAR MELHOR OS FUTUROS DOCENTES E DE ESTIMULAR O INTERESSE DOS PROFESSORES E DISCENTES DE ENSINO MÉDIO PELO CONTEÚDO E PELA EXECUÇÃO DE AULAS PRÁTICAS DE MODO ACESSÍVEL E PRÁTICO FORAM MINISTRADAS AULAS PRÁTICAS SOBRE UMA VARIEDADE DE CONTEÚDOS NA DISCIPLINA DE BIOLOGIA. UTILIZARAM-SE SEMPRE MATERIAIS SIMPLES, BAIXO CUSTO E DE SIMPLES AQUISIÇÃO. INICIATIVAS SIMILARES VISAM ESTIMULAR POSTURAS CRÍTICO-REFLEXIVAS DE SUAS AÇÕES NOS PROCESSOS ENSINO E APRENDIZAGEM, LEVANDO DOCENTES A QUESTIONAR O PORQUÊ DA MANUTENÇÃO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS HISTORICAMENTE INEFICAZES E INCAPAZES DE MUDAR A CONCEPÇÃO DE MUNDO DE SEUS ALUNOS.