O PRESENTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO RECONHECER A CONTRIBUIÇÃO DO CENTRO ESTADUAL DE CAPACITAÇÃO E DE ATENDIMENTO ÀS PESSOAS COM SURDEZ (CAS NATAL) NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DO SURDO. DISCUTIR A QUESTÃO DA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE SURDA DO ALUNO QUE FREQUENTA O CENTRO, PERPASSA PELA COMPREENSÃO DA DIFERENÇA SOCIAL E CULTURAL QUE SE REMETE A ESSE LUGAR QUANDO NOS REFERIMOS À EDUCAÇÃO DE SURDOS NO RN. NOSSA PESQUISA É DE CUNHO QUALITATIVO. COMO RECURSO DE COLETA DE DADOS FIZEMOS USO DA ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA, A APLICAÇÃO DA MESMA COM OS PARTICIPANTES DA PESQUISA ACONTECEU DE FORMAS DIFERENTES, COM OS SURDOS FOI FEITA EM LÍNGUA DE SINAIS E COM OS OUVINTES DE FORMA ESCRITA. NOSSO TRABALHO ESTÁ ANCORADO EM HALL (2005) E PERLIN (1998) PARA TRATAR DAS QUESTÕES DE IDENTIDADE SURDA, EM QUADROS (2009) SOBRE OS ESTUDOS SURDOS PARA TERMOS COMPREENSÃO DESSE SUJEITO ENQUANTO USUÁRIO DE UMA OUTRA LÍNGUA E PERTENCENTE A OUTRA CULTURA E NA LINGUÍSTICA APLICADA (LA) EM MOITA LOPES (2006) QUE TRATA O SUJEITO NA SUA SINGULARIDADE COM O OBJETIVO DE DISCUTIR PROBLEMAS SOCIAIS. COMO COLABORADORES DA PESQUISA TEMOS: UMA ALUNA, UMA EX-ALUNA, UMA MÃE E COM A COORDENADORA PEDAGÓGICA. POR FIM, A ANÁLISE DOS DADOS NOS POSSIBILITOU COMPREENDER QUE A IDENTIDADE SURDA ESTÁ LIGADA À SUA REPRESENTAÇÃO POLÍTICA E, PRINCIPALMENTE, QUE NÃO PODEMOS AFIRMAR A IDENTIDADE DOS SUJEITOS, POIS ESSA PODE MODIFICAR-SE CONSTANTEMENTE A PARTIR DA SUA INTERAÇÃO COM MEIO.