Artigo Anais V ENLIJE

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0670

REELABORANDO CONCEITOS E PRECONCEITOS NA SALA DE AULA A PARTIR DA LEITURA DE CONTOS DE CRISTIANE SOBRAL

Palavra-chaves: LITERATURA AFRO-BRASILEIRA, MÉTODO RECEPCIONAL, FORMAÇÃO DO LEITOR Comunicação Oral (CO) GT-07: Literatura afro-brasileira e afirmação identitária negra
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Publicado em 20 de agosto de 2014

Resumo

Um dos grandes desafios para os educadores brasileiros nos dias atuais tem sido pôr em prática a lei 10.639/2003 e assim garantir que nossos estudantes tenham um espaço de aprendizagem mais democrático. Este trabalho partiu da reflexão sobre o tipo de abordagem metodológica mais apropriada à apresentação da literatura afro-brasileira em turmas do ensino médio. Nosso objetivo foi a introdução desse tipo de literatura nas aulas de duas turmas do 2º ano do Ensino Médio de duas escolas públicas estaduais localizadas no município de Campina Grande-PB, bem como a observação e análise da recepção dos contos “Pixaim” e “Cauterização”, ambos da escritora brasileira Cristiane Sobral, por parte dos alunos, amparadas no método recepcional proposto por Bordini e Aguiar (1993).

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