, Lucianebelchiordelimamesquita. Estratégias lúdicas para o ensino da matemática. Anais VI CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/60414>. Acesso em: 23/12/2024 03:02
ESTE ARTIGO É PARTE DA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO DEFENDIDA EM 2017, TEVE COMO PRINCIPAL PREOCUPAÇÃO INVESTIGAR COMO SE EFETIVA O LÚDICO NA MATEMÁTICA DE FORMA QUE CONTRIBUA PARA A APRENDIZAGEM EFETIVA DO ALUNO QUE, POR VENTURA, TENHA DIFICULDADE NESSE COMPONENTE CURRICULAR. PARTIU-SE DE UMA INVESTIGAÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA UTILIZANDO A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E, POSTERIORMENTE, MENSURANDO E ANALISANDO OS QUESTIONÁRIOS APLICADOS AOS PROFESSORES E AOS ALUNOS QUE TEVE A PRINCIPAL PREOCUPAÇÃO EM APROFUNDAR SOBRE AS CARACTERÍSTICAS INERENTES ÀS DIFICULDADES EM MATEMÁTICA E TRAZ IMPORTANTES CONTRIBUIÇÕES PARA O ENTENDIMENTO DE COMO A DISCIPLINA EM QUESTÃO ESTÁ SENDO TRABALHADA PELOS PROFESSORES E CONCEBIDA PELOS ALUNOS NA REALIDADE ATUAL DO CONTEXTO ESCOLAR. CONCLUIU-SE QUE, COM TANTOS BENEFÍCIOS E CONTRIBUIÇÕES QUE O LÚDICO PROPORCIONA AOS ALUNOS, SERIA INTERESSANTE INTRODUZI-LO NO ENSINO DA MATEMÁTICA. UMA VEZ QUE O LÚDICO E ESTA DISCIPLINA ESTÃO PRESENTES NA VIDA COTIDIANA DO ALUNO, PODEM SER UNIDOS PARA UMA APRENDIZAGEM MAIS SIGNIFICATIVA, CONSTRUINDO O CAMINHO DO RACIOCÍNIO LÓGICO DE UMA FORMA PRAZEROSA.