Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

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A AVALIAÇÃO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: A PRÁTICA DO REGISTRO

Palavra-chaves: AVALIAÇÃO, REGISTRO, ALFABETIZAÇÃO Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO REFLETIR SOBRE O REGISTRO ENQUANTO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO NA ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS CONSIDERANDO SUA RELEVÂNCIA NO ACOMPANHAMENTO DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM E PLANEJAMENTO DAS AÇÕES DE INTERVENÇÃO DO PIBID. A METODOLOGIA PARA A CONSTRUÇÃO DO TRABALHO, ESTÁ EMBASADA NA ABORDAGEM DE PESQUISA QUALITATIVA, DE CAMPO E COM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO PARA FUNDAMENTAR A ANÁLISE DOS DADOS. O CORPUS DESSA PESQUISA COMPREENDE OS REGISTROS DA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS REALIZADOS PELA PROFESSORA AO FINAL DE CADA SEMESTRE LETIVO. SABENDO DAS ESPECIFICIDADES DE CADA ALUNO E QUE NEM TODOS POSSUEM O MESMO RITMO DE APRENDIZAGEM, AVALIAR SE FAZ NECESSÁRIO PARA OBSERVAR QUAL ALUNO ESTÁ PRECISANDO DE UM OLHAR MAIS CUIDADOSO, O QUE ESTÁ INTERFERINDO EM SEU PROCESSO DE APRENDIZAGEM E EM QUE PODEMOS INTERVIR. DESTACA-SE A RELEVÂNCIA DO REGISTRO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO, A JULGAR PELOS ALUNOS QUE AINDA NÃO DESENVOLVERAM DETERMINADAS HABILIDADES DO SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA, PRINCIPALMENTE COM DESTAQUE PARA AQUELES ALUNOS QUE TEM MAIOR NÚMERO DE FALTAS. ASSIM, O REGISTRO ENQUANTO FERRAMENTA DE AVALIATIVO É UM FORTE INSTRUMENTO DE ANÁLISE DA TURMA, POR PERMITIR OBTER UMA RADIOGRAFIA, ISTO É, UM DIAGNÓSTICO COMPLETO SOBRE CADA EDUCANDO.

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