A GESTAÇÃO É MARCADA PELO SURGIMENTO DE NOVAS SENSAÇÕES, E A CONSTRUÇÃO DO VÍNCULO MÃE-
FILHO ESTÁ DIRETAMENTE LIGADA ÀS EXPERIÊNCIAS DESSE PERÍODO. NA ASSISTÊNCIA AO PRÉ-NATAL, SE ESTABELECE
UMA RELAÇÃO ENTRE A EQUIPE DE ENFERMAGEM E GESTANTES, PRÁTICA QUE DEVE ESTAR BASEADA NA SUPERAÇÃO DO MODELO BIOMÉDICO TRADICIONAL EM BUSCA DO FORTALECIMENTO DE AÇÕES QUE PROMOVAM CONFORTO, ESCUTA, ACOLHIMENTO E RESPEITO. NO CUIDADO DA ENFERMAGEM A FOTOGRAFIA É AINDA POUCO UTILIZADA, MAS PODE SER UMA IMPORTANTE FERRAMENTA DE CAPTAÇÃO DE PERCEPÇÕES ALÉM DE PROPORCIONAR SENTIMENTOS EM CLIENTES E ACOMPANHANTES, ESPECIALMENTE NO PERÍODO GESTACIONAL. A PINTURA DO BEBÊ NA BARRIGA É
TAMBÉM UM MÉTODO ARTÍSTICO QUE PROMOVE EXPERIÊNCIAS SUBJETIVAS SOBRE O GESTAR. TRATA-SE DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA VIVÊNCIA DE PINTURA DE BARRIGA, SEGUIDO DE ENSAIO FOTOGRÁFICO REALIZADO
POR ENFERMEIRAS EM UM GRUPO DE GESTANTES NUMA UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA, NA PERSPECTIVA DE
EXPLORAR MODELOS ALTERNATIVOS AINDA POUCO VIVIDOS NO CONTEXTO DA ENFERMAGEM. AS DUAS ATIVIDADES
FORAM CAPAZES DE PROPORCIONAR UMA INTERAÇÃO PRAZEROSA DAS MÃES E SEUS BEBÊS, JÁ PARA A ENFERMAGEM, O MOMENTO ULTRAPASSA OS LIMITES DAS TÉCNICAS COTIDIANAS, PROMOVENDO INSTANTES PERMEADOS DE EMOÇÕES. ATIVIDADES COMO ESSA, SOMADAS AO CUIDADO TRADICIONAL NOS SERVIÇOS DE SAÚDE, PODEM NOS APROXIMAR DO PRINCÍPIO DA INTEGRALIDADE TÃO DESEJADO PELO SUS, ALÉM DE INSPIRAR ENFERMEIRAS E ESTUDANTES A SUPERAR OS PADRÕES TRADICIONAIS E UTILIZAR NOVAS FORMAS DE CUIDADO, ESTIMULANDO O SURGIMENTO DE NOVAS PESQUISAS SOBRE A TEMÁTICA.