O PRESENTE TRABALHO FOI DESENVOLVIDO ATRAVÉS DE UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA, BUSCANDO IDENTIFICAR OS DIFERENTES MÉTODOS UTILIZADOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA DISCIPLINA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, REFLETINDO NOS MODELOS DE AVALIAÇÃO. APÓS A ANÁLISE DESSES INDICADORES, PERCEBEU-SE QUE AINDA HOJE É COMUM A UTILIZAÇÃO DE PRÁTICAS TRADICIONAIS NA DOCÊNCIA DA MATEMÁTICA, EMBORA AS METODOLOGIAS PROGRESSISTAS SEJAM AS ALTERNATIVAS MAIS COMPLETAS. O MÉTODO DE TRANSMISSÃO DE CONHECIMENTO UTILIZADO NA METODOLOGIA TRADICIONAL INTERPÕE UM HORIZONTE NO APRENDIZADO DO ALUNO, DE MODO QUE ESTE DESENVOLVA SUAS HABILIDADES DE MANEIRA MECANIZADA, ALÉM DE POUCO CRÍTICO-REFLEXIVA, HAJA VISTA QUE NÃO SE PREZA PELO PENSAMENTO AMPLO ACERCA DO ASSUNTO ABORTADO, MAS PELA TRANSMISSÃO FIDEDIGNA DAQUILO QUE O PROFESSOR APRESENTA NA SALA DE AULA. A METODOLOGIA PROGRESSISTA/MEDIADORA, POR OUTRO LADO, MOSTRA-SE MAIS COMPLETA NO TOCANTE AO DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES DO ALUNO, POIS FOCA NA MENTALIDADE CRÍTICA DELE. POR OUTRO LADO, TEM-SE O PROFESSOR COMO AUXILIAR DO ALUNO, NA BUSCA PELA RESOLUÇÃO DOS PROBLEMAS PROPOSTOS. CONCLUI-SE DESSE ESTUDO QUE O ENSINO E A AVALIAÇÃO MEDIADORA/PROGRESSISTA ALCANÇAM COM MAIS PRECISÃO OS OBJETIVOS ALMEJADOS NESSE PROCESSO, UMA VEZ QUE PERMITE AO INDIVÍDUO PENSAR E REPENSAR SEUS CAMINHOS PERCORRIDOS PARA SE CHEGAR AO RESULTADO ESPERADO, TANTO POR ELE QUANTO PELO PROFESSOR, QUE DEVE TER A SUA DISPOSIÇÃO UM LEQUE DE ALTERNATIVAS PARA TRABALHAR COM SEUS ALUNOS QUANDO SURGIREM AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM.