PROJETO DE EXTENSÃO “GINÁSTICA MIX” DA UFPB: CINCO ANOS ATENDENDO A COMUNIDADE E O CORPO DISCENTE
"2014-04-09 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 5650 "edicao_id" => 17 "trabalho_id" => 352 "inscrito_id" => 1191 "titulo" => "PROJETO DE EXTENSÃO “GINÁSTICA MIX” DA UFPB: CINCO ANOS ATENDENDO A COMUNIDADE E O CORPO DISCENTE" "resumo" => "O projeto de extensão Ginástica Mix (GM), criado em março de 2009, é um programa de ginástica voltado à comunidade em geral e à comunidade acadêmica. O público-alvo são mulheres adultas, saudáveis, com idades entre 25 e 50 anos. Ainda, acadêmicos do curso de Bacharelado em Educação Física da Universidade Federal da Paraíba, que já tenham cursado a disciplina Atividade Física em Academias I, podem atuar como orientadores voluntários. Com aulas de 60 minutos nas terças e quintas, e progressão de intensidade e complexidade ao longo do semestre letivo, o GM tem como objetivos maiores promover a saúde de suas praticantes e prover um ambiente de práxis educativa para discentes de Educação Física. Para tanto, estimula-se o aprimoramento da aptidão física relacionada à saúde (força muscular, resistência cardiovascular, mobilidade e controle ponderal), através de modalidades coletivas variadas, tais como dança, Yoga, treinamento funcional, ginástica localizada, ginástica aeróbica, step, jump e alongamento. Com tal diversidade de modalidades, o programa oportuniza a vivência e aprendizado de amplo espectro de técnicas de atividades físicas. Assim, atinge-se outro objetivo importante: o ensino de diferentes práticas que possam ser realizadas com maior autonomia (consciência corporal e conhecimento técnico) quando a aluna adotar um estilo de vida fisicamente ativo e puder ou quiser realizar atividades físicas em diferentes projetos, academias, praças ou clubes. Para o corpo discente, cria-se a oportunidade de observar, planejar, ministrar e refletir sobre as atividades realizadas no projeto, aproximando teoria e prática das atividades de ginástica coletiva, fazendo do GM um verdadeiro laboratório de vivências para futuros professores de ginástica. A variedade de modalidades e formas diferentes de montar as aulas tem permitido ao graduando uma enriquecedora prática didática, além de exercitar seu olhar crítico e reflexivo no que se refere ao atendimento dos usuários de academias de ginástica. Um dos pilares do GM é justamente refletir sobre o “dar aula” de atividades coletivas como uma ação profissional comprometida não só com o treinamento corporal, mas também com o acolhimento das pessoas e seu bem estar emocional e afetivo. A ginástica coletiva pode e deve ser conduzida como atividade de entretenimento, praticada no tempo de lazer do alunado, na qual se lidera um grupo de pessoas com características e condições corporais diversas, mas todas devem ser orientadas quanto à técnica dos exercícios sem esquecer o componente “saúde”. No GM, vive-se o entendimento atual e multidimensional do termo saúde, em que diferentes dimensões devem ser consideradas na busca de melhor qualidade de vida, a saber: dimensões física, emocional, psicológica, social, espiritual. Considera-se o GM um projeto extensionista de sucesso, uma vez que os graduandos referem ganhar confiança para enfrentar o mercado como professor de ginástica e desenvolvem um olhar diferenciado acerca dos fatores componentes de uma aula coletiva, bem como as praticantes mantém-se no grupo não somente como alunas, mas como amigas da equipe e entre si evidenciando, sobretudo, a abrangência social e emocional que um trabalho voltado à comunidade pode alcançar." "modalidade" => "Relato de Experiência(RE)" "area_tematica" => "Educação Física e Esportes" "palavra_chave" => "GINÁSTICA COLETIVA, SAÚDE, ENSINO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_3datahora_12_03_2014_21_04_58_idinscrito_1191_7b4a7dfa8553d6c60412480ec68b9693.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:51" "updated_at" => "2020-06-09 19:08:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCELLE DE OLIVEIRA MARTINS" "autor_nome_curto" => "MARCELLE MARTINS" "autor_email" => "martins575@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-conacis" "edicao_nome" => "Anais CONACIS" "edicao_evento" => "Congresso Nacional Ciências da Saúde" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conacis/2014" "edicao_logo" => "5e48b0ffd111d_16022020000327.png" "edicao_capa" => "5f183ea35f5aa_22072020102659.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-04-09 00:00:00" "publicacao_id" => 15 "publicacao_nome" => "Revista CONACIS" "publicacao_codigo" => "2358-0186" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 5650 "edicao_id" => 17 "trabalho_id" => 352 "inscrito_id" => 1191 "titulo" => "PROJETO DE EXTENSÃO “GINÁSTICA MIX” DA UFPB: CINCO ANOS ATENDENDO A COMUNIDADE E O CORPO DISCENTE" "resumo" => "O projeto de extensão Ginástica Mix (GM), criado em março de 2009, é um programa de ginástica voltado à comunidade em geral e à comunidade acadêmica. O público-alvo são mulheres adultas, saudáveis, com idades entre 25 e 50 anos. Ainda, acadêmicos do curso de Bacharelado em Educação Física da Universidade Federal da Paraíba, que já tenham cursado a disciplina Atividade Física em Academias I, podem atuar como orientadores voluntários. Com aulas de 60 minutos nas terças e quintas, e progressão de intensidade e complexidade ao longo do semestre letivo, o GM tem como objetivos maiores promover a saúde de suas praticantes e prover um ambiente de práxis educativa para discentes de Educação Física. Para tanto, estimula-se o aprimoramento da aptidão física relacionada à saúde (força muscular, resistência cardiovascular, mobilidade e controle ponderal), através de modalidades coletivas variadas, tais como dança, Yoga, treinamento funcional, ginástica localizada, ginástica aeróbica, step, jump e alongamento. Com tal diversidade de modalidades, o programa oportuniza a vivência e aprendizado de amplo espectro de técnicas de atividades físicas. Assim, atinge-se outro objetivo importante: o ensino de diferentes práticas que possam ser realizadas com maior autonomia (consciência corporal e conhecimento técnico) quando a aluna adotar um estilo de vida fisicamente ativo e puder ou quiser realizar atividades físicas em diferentes projetos, academias, praças ou clubes. Para o corpo discente, cria-se a oportunidade de observar, planejar, ministrar e refletir sobre as atividades realizadas no projeto, aproximando teoria e prática das atividades de ginástica coletiva, fazendo do GM um verdadeiro laboratório de vivências para futuros professores de ginástica. A variedade de modalidades e formas diferentes de montar as aulas tem permitido ao graduando uma enriquecedora prática didática, além de exercitar seu olhar crítico e reflexivo no que se refere ao atendimento dos usuários de academias de ginástica. Um dos pilares do GM é justamente refletir sobre o “dar aula” de atividades coletivas como uma ação profissional comprometida não só com o treinamento corporal, mas também com o acolhimento das pessoas e seu bem estar emocional e afetivo. A ginástica coletiva pode e deve ser conduzida como atividade de entretenimento, praticada no tempo de lazer do alunado, na qual se lidera um grupo de pessoas com características e condições corporais diversas, mas todas devem ser orientadas quanto à técnica dos exercícios sem esquecer o componente “saúde”. No GM, vive-se o entendimento atual e multidimensional do termo saúde, em que diferentes dimensões devem ser consideradas na busca de melhor qualidade de vida, a saber: dimensões física, emocional, psicológica, social, espiritual. Considera-se o GM um projeto extensionista de sucesso, uma vez que os graduandos referem ganhar confiança para enfrentar o mercado como professor de ginástica e desenvolvem um olhar diferenciado acerca dos fatores componentes de uma aula coletiva, bem como as praticantes mantém-se no grupo não somente como alunas, mas como amigas da equipe e entre si evidenciando, sobretudo, a abrangência social e emocional que um trabalho voltado à comunidade pode alcançar." "modalidade" => "Relato de Experiência(RE)" "area_tematica" => "Educação Física e Esportes" "palavra_chave" => "GINÁSTICA COLETIVA, SAÚDE, ENSINO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_3datahora_12_03_2014_21_04_58_idinscrito_1191_7b4a7dfa8553d6c60412480ec68b9693.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:51" "updated_at" => "2020-06-09 19:08:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCELLE DE OLIVEIRA MARTINS" "autor_nome_curto" => "MARCELLE MARTINS" "autor_email" => "martins575@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-conacis" "edicao_nome" => "Anais CONACIS" "edicao_evento" => "Congresso Nacional Ciências da Saúde" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conacis/2014" "edicao_logo" => "5e48b0ffd111d_16022020000327.png" "edicao_capa" => "5f183ea35f5aa_22072020102659.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-04-09 00:00:00" "publicacao_id" => 15 "publicacao_nome" => "Revista CONACIS" "publicacao_codigo" => "2358-0186" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }