MUITAS PESQUISAS ESTÃO SENDO DESENVOLVIDAS NA BUSCA DE ALTERNATIVAS PARA A PROMOÇÃO DE QUALIDADE DE VIDA DOS IDOSOS, EM ESPECIAL, OS IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS. NESSE NORTE, O TREINAMENTO COGNITIVO SE CONFIGURA COMO UMA TEMÁTICA QUE É CAPAZ DE DIMINUIR OS COMPROMETIMENTOS NAS FUNÇÕES EXECUTIVAS, POIS O CÉREBRO HUMANO SEMPRE PODE APRENDER E SER ESTIMULADO EM QUALQUER ETAPA DA VIDA. PARA TANTO, ESTE ESTUDO DESCREVE UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO QUE ACONTECEU POR MEIO DE 3 VISITAS EM UMA INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANÊNCIA LOCALIZADA NA PARAÍBA E OBTEVE COMO OBJETIVO PROPORCIONAR UMA ESTIMULAÇÃO COGNITIVA DA MEMÓRIA DE CURTO E LONGO PRAZO ATRAVÉS DE ENSINAMENTOS SOBRE UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL. COMO INSTRUMENTOS, UTILIZOU-SE 3 DINÂMICAS CRIADAS PELAS PRÓPRIAS ESTAGIÁRIAS PARA ATENDER OS OBJETIVOS DO ESTÁGIO. EVIDENCIOU-SE QUE ATRAVÉS DA ESTIMULAÇÃO COGNITIVA DA MEMÓRIA DE CURTO E LONGO PRAZO AS IDOSAS VIVENCIARAM MOMENTOS DE BEM ESTAR E INTERAGIRAM EM TODAS AS DINÂMICAS COM RESPOSTAS DE APRENDIZAGEM E RECONHECIMENTO AOS ENSINAMENTOS EXPOSTOS, O QUE MOSTROU SER UMA ALTERNATIVA DE ATIVIDADE PARA SER INVESTIDA EM INSTITUIÇÕES DE LONGA PERMANÊNCIA.