A PRÁTICA DE ENFERMAGEM CONTEMPLA CUIDADOS AOS PACIENTES ONCOLÓGICOS. O PRESENTE ESTUDO OBJETIVOU RELATAR OS CUIDADOS DE ENFERMAGEM COM FOCO NA EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA ÓPTICA DA TEORIA DE OREM PARA UM IDOSO COM LINFOMA NÃO-HODGKINS. TRATA-SE DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA, DE UMA GRADUANDA DE ENFERMAGEM, EM PRÁTICA SUPERVISIONADA, NO SETOR DE ONCOLOGIA DE UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO, SITUADO EM NATAL/RN. NA OPORTUNIDADE APLICOU-SE O PROCESSO DE ENFERMAGEM, POR DEZ DIAS, A UM PACIENTE COM LINFOMA DE CÉLULAS DO MANTO. UTILIZOU-SE A TAXONOMIA NANDA-I, NIC, E NOC. APÓS REALIZAÇÃO DO HISTÓRICO DE ENFERMAGEM, IDENTIFICOU-SE O DIAGNÓSTICO “CONHECIMENTO DEFICIENTE” E EMPREGOU-SE ATIVIDADES RELACIONADAS À INTERVENÇÃO “EDUCAÇÃO EM SAÚDE”, TENDO COMO META “AUMENTAR O AUTOCUIDADO DO PACIENTE” COM BASE NA TEORIA DE OREM. AS INTERVENÇÕES FORAM BEM ACEITAS PELO PACIENTE E ACOMPANHANTES. COM A EXPERIÊNCIA VIVENCIADA, CONCLUI-SE QUE ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE CONTRIBUEM PARA UMA MAIOR AUTONOMIA DO PACIENTE, E QUE A TEORIA DE OREM É FUNDAMENTAL PARA ENFERMAGEM PLANEJAR O PROCESSO DE CUIDAR, A FIM DE QUE OS PACIENTES SEJAM CAPAZES DE CUIDAR DE SI, CONSIDERANDO SUAS CAPACIDADES.