BEZERRA, Sandra Sinara et al.. Perfil dos leitores bale. Anais IV FIPED... Campina Grande: Realize Editora, 2012. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/541>. Acesso em: 22/12/2024 19:05
O trabalho que ora propomos tem como objetivo analisar o perfil dos leitores que participam do Projeto de extensão - Biblioteca Ambulante e Literatura nas Escolas – BALE, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN - Campus Avançado “Professora Maria Elisa de Albuquerque Maia” - CAMEAM. Assim, este trabalho se constitui em uma pequena amostra do trabalho maior realizado pelo projeto BALE e tem como intuito analisar o perfil dos leitores do projeto atendidos na cidade de Águas Vermelhas/MG. Para fundamentação e veracidade do trabalho, contamos com o seguinte aporte teórico: Amarilha (2006), tratando sobre o papel da leitura na construção dos sujeitos e a importância da ficção para a construção do ser humano; Abramovich (1997), que fala sobre a construção do leitor através da leitura por prazer e não por obrigação; Lajolo (1986), orientando-nos sobre a sequência básica para a contação de histórias; Libâneo (1999), pontuando sobre o papel social da educação; Teixeira (2005), em relação ao lúdico na educação e Zilberman (2003), que nos remete a uma reflexão acerca da criança, do livro e da escola; entre outros autores. Esse aporte possibilitará compreendermos o perfil dos leitores do projeto supracitado, revelando-nos ou não os subsídios utilizados por estes para uma prática leitora de qualidade, compreendendo ensino-aprendizagem e crescimento pessoal e social. Evidenciamos, assim, a importância do trabalho com atividades de leitura prazerosa, interativa, e que privilegie as escolhas dos leitores mediante suas experiências de leitura, atividades significativas nas quais os participantes sintam vontade e prazer em desenvolvê-las.