Artigo Anais IV FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

PERFIL DOS LEITORES BALE

Palavra-chaves: Perfil Dos Leitores, Bale, Funarte Comunicação Oral 14 - A EXPERIÊNCIA DE LER, ENSINAR E APRENDER EM ESPAÇOS ESCOLARES E NÃO ESCOLARES
"2012-06-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 541
    "edicao_id" => 1
    "trabalho_id" => 742
    "inscrito_id" => 1956
    "titulo" => "PERFIL DOS LEITORES BALE"
    "resumo" => "O trabalho que ora propomos tem como objetivo analisar o perfil dos leitores que participam do Projeto de extensão - Biblioteca Ambulante e Literatura nas Escolas – BALE, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN - Campus Avançado “Professora Maria Elisa de Albuquerque Maia” - CAMEAM. Assim, este trabalho se constitui em uma pequena amostra do trabalho maior realizado pelo projeto BALE e tem como intuito analisar o perfil dos leitores do projeto atendidos na cidade de Águas Vermelhas/MG. Para fundamentação e veracidade do trabalho, contamos com o seguinte aporte teórico: Amarilha (2006), tratando sobre o papel da leitura na construção dos sujeitos e a importância da ficção para a construção do ser humano; Abramovich (1997), que fala sobre a construção do leitor através da leitura por prazer e não por obrigação; Lajolo (1986), orientando-nos sobre a sequência básica para a contação de histórias; Libâneo (1999), pontuando sobre o papel social da educação; Teixeira (2005), em relação ao lúdico na educação e Zilberman (2003), que nos remete a uma reflexão acerca da criança, do livro e da escola; entre outros autores. Esse aporte possibilitará compreendermos o perfil dos leitores do projeto supracitado, revelando-nos ou não os subsídios utilizados por estes para uma prática leitora de qualidade, compreendendo ensino-aprendizagem e crescimento pessoal e social. Evidenciamos, assim, a importância do trabalho com atividades de leitura prazerosa, interativa, e que privilegie as escolhas dos leitores mediante suas experiências de leitura, atividades significativas nas quais os participantes sintam vontade e prazer em desenvolvê-las."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "14 - A EXPERIÊNCIA DE LER, ENSINAR E APRENDER EM ESPAÇOS ESCOLARES E NÃO ESCOLARES"
    "palavra_chave" => "Perfil dos leitores, Bale, Funarte"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "d99a330006f2a8906639da699f41596d_1956.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:46"
    "updated_at" => "2020-06-22 12:36:34"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SANDRA SINARA BEZERRA"
    "autor_nome_curto" => "SINARA"
    "autor_email" => "sinara_marinho@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UERN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais IV FIPED"
    "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012"
    "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png"
    "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 541
    "edicao_id" => 1
    "trabalho_id" => 742
    "inscrito_id" => 1956
    "titulo" => "PERFIL DOS LEITORES BALE"
    "resumo" => "O trabalho que ora propomos tem como objetivo analisar o perfil dos leitores que participam do Projeto de extensão - Biblioteca Ambulante e Literatura nas Escolas – BALE, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN - Campus Avançado “Professora Maria Elisa de Albuquerque Maia” - CAMEAM. Assim, este trabalho se constitui em uma pequena amostra do trabalho maior realizado pelo projeto BALE e tem como intuito analisar o perfil dos leitores do projeto atendidos na cidade de Águas Vermelhas/MG. Para fundamentação e veracidade do trabalho, contamos com o seguinte aporte teórico: Amarilha (2006), tratando sobre o papel da leitura na construção dos sujeitos e a importância da ficção para a construção do ser humano; Abramovich (1997), que fala sobre a construção do leitor através da leitura por prazer e não por obrigação; Lajolo (1986), orientando-nos sobre a sequência básica para a contação de histórias; Libâneo (1999), pontuando sobre o papel social da educação; Teixeira (2005), em relação ao lúdico na educação e Zilberman (2003), que nos remete a uma reflexão acerca da criança, do livro e da escola; entre outros autores. Esse aporte possibilitará compreendermos o perfil dos leitores do projeto supracitado, revelando-nos ou não os subsídios utilizados por estes para uma prática leitora de qualidade, compreendendo ensino-aprendizagem e crescimento pessoal e social. Evidenciamos, assim, a importância do trabalho com atividades de leitura prazerosa, interativa, e que privilegie as escolhas dos leitores mediante suas experiências de leitura, atividades significativas nas quais os participantes sintam vontade e prazer em desenvolvê-las."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "14 - A EXPERIÊNCIA DE LER, ENSINAR E APRENDER EM ESPAÇOS ESCOLARES E NÃO ESCOLARES"
    "palavra_chave" => "Perfil dos leitores, Bale, Funarte"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "d99a330006f2a8906639da699f41596d_1956.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:46"
    "updated_at" => "2020-06-22 12:36:34"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SANDRA SINARA BEZERRA"
    "autor_nome_curto" => "SINARA"
    "autor_email" => "sinara_marinho@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UERN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais IV FIPED"
    "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012"
    "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png"
    "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de junho de 2012

Resumo

O trabalho que ora propomos tem como objetivo analisar o perfil dos leitores que participam do Projeto de extensão - Biblioteca Ambulante e Literatura nas Escolas – BALE, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN - Campus Avançado “Professora Maria Elisa de Albuquerque Maia” - CAMEAM. Assim, este trabalho se constitui em uma pequena amostra do trabalho maior realizado pelo projeto BALE e tem como intuito analisar o perfil dos leitores do projeto atendidos na cidade de Águas Vermelhas/MG. Para fundamentação e veracidade do trabalho, contamos com o seguinte aporte teórico: Amarilha (2006), tratando sobre o papel da leitura na construção dos sujeitos e a importância da ficção para a construção do ser humano; Abramovich (1997), que fala sobre a construção do leitor através da leitura por prazer e não por obrigação; Lajolo (1986), orientando-nos sobre a sequência básica para a contação de histórias; Libâneo (1999), pontuando sobre o papel social da educação; Teixeira (2005), em relação ao lúdico na educação e Zilberman (2003), que nos remete a uma reflexão acerca da criança, do livro e da escola; entre outros autores. Esse aporte possibilitará compreendermos o perfil dos leitores do projeto supracitado, revelando-nos ou não os subsídios utilizados por estes para uma prática leitora de qualidade, compreendendo ensino-aprendizagem e crescimento pessoal e social. Evidenciamos, assim, a importância do trabalho com atividades de leitura prazerosa, interativa, e que privilegie as escolhas dos leitores mediante suas experiências de leitura, atividades significativas nas quais os participantes sintam vontade e prazer em desenvolvê-las.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.