VISTO QUE A PSICOPEDAGOGIA É UMA ÁREA QUE SE VOLTA PARA OS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM EM TODOS OS MOMENTOS DA VIDA, PODE-SE DIZER QUE HÁ UM ESPAÇO PARA O PROFISSIONAL DESTA ÁREA DENTRO DA GERONTOLOGIA. ESTE ESTUDO É UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE OBSERVAÇÃO INSTITUCIONAL REALIZADO POR ESTUDANTES DO CURSO DE PSICOPEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA, TENDO COMO OBJETIVO A REALIZAÇÃO DE UMA INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA PARA UMA INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANÊNCIA QUE POSSUI NO TOTAL 41 IDOSOS SENDO 26 MULHERES E 15 HOMENS E GRANDE PARTE DOS RESIDENTES COM QUADRO DE DEMÊNCIA. PARA ISSO, TEVE-SE A SEGUINTE PROBLEMÁTICA. DE QUE FORMA O PSICOPEDAGOGO PODE CONTRIBUIR PARA O CONTEXTO DE INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANÊNCIA? O TRABALHO BASEOU-SE NA OBSERVAÇÃO DO COTIDIANO DOS MORADORES DA INSTITUIÇÃO E POSTERIORMENTE, NA CONSTRUÇÃO DA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA. O RESULTADO FOI O PROJETO COM ENFOQUE NA PROMOÇÃO DA ESTIMULAÇÃO COGNITIVA. VERIFICA-SE A PARTIR DA EXPERIÊNCIA, A NECESSIDADE DE INTERVENÇÕES QUE ABRANJAM O BEM-ESTAR DE IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS, VISANDO BENEFÍCIOS NA QUALIDADE DE VIDA DOS MESMOS.