AS POLÍTICAS PÚBLICAS VISAM DAR RESPOSTA AO IMPACTO DO ENVELHECIMENTO POPULACIONAL, UMA VEZ QUE A CARGA DA DOENÇA E A REDUÇÃO DO BEM-ESTAR AFETAM A PESSOA IDOSA E FAMÍLIA, OS SISTEMAS DE SAÚDE, SOCIAL E A ECONOMIA. A POLÍTICA NACIONAL DE ATENÇÃO À PESSOA IDOSA ASSEGURA OS DIREITOS SOCIAIS DO IDOSO, CRIANDO CONDIÇÕES PARA PROMOVER SUA AUTONOMIA, INTEGRAÇÃO E PARTICIPAÇÃO EFETIVA NA SOCIEDADE. NESSE ÂMBITO, INSERE-SE A ATENÇÃO BÁSICA COMO A PRINCIPAL PORTA DE ENTRADA DOS USUÁRIOS NOS SERVIÇOS DE SAÚDE. O PROGRAMA DE MELHORIA DO ACESSO E DA QUALIDADE OBJETIVA PROVOCAR MUDANÇAS NO PROCESSO DE TRABALHO DAS EQUIPES, POR MEIO DE MECANISMOS QUE ENVOLVEM DIVERSOS ASPECTOS. OBJETIVOU-SE DESCREVER O PERFIL SÓCIODEMOGRÁFICO DE IDOSOS ATENDIDOS NA ATENÇÃO BÁSICA, NA PARAÍBA. TRATA-SE DE UM ESTUDO TRANSVERSAL COM ABORDAGEM QUANTITATIVA BASEADO NOS DADOS DO 2º CICLO DE AVALIAÇÃO EXTERNA REALIZADA PELO PROGRAMA DE MELHORIA DO ACESSO E QUALIDADE DA ATENÇÃO BÁSICA EM 2014. PARTICIPARAM DO ESTUDO 187 IDOSOS, SENDO 58 (31,0%) HOMENS E 129 (69,0%) MULHERES. TOTALIZARAM-SE 117 (62,6%) IDOSOS ENTRE 60 E 69 ANOS, SEGUIDO DA FAIXA-ETÁRIA DE 70 E 79 ANOS, COM 59 (31,5%) E 11 (5,9%) COM 80 ANOS OU MAIS. OS RESULTADOS DESSE ESTUDO CONFIGURAM-SE COMO IMPORTANTE FERRAMENTA DE GESTÃO, UMA VEZ QUE A UTILIZAÇÃO DESSES DADOS FACILITA A DEFINIÇÃO DE UM PLANO DE AÇÃO CAPAZ DE PRODUZIR MUDANÇAS E MELHORIAS NAS AÇÕES OFERTADAS AOS IDOSOS NA ATENÇÃO BÁSICA, A PARTIR DA ASSISTÊNCIA HUMANIZADA E INTEGRAL.