Artigo Anais VI CIEH

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-0854

NÍVEL DE SATISFAÇÃO DE IDOSOS ACERCA DO ATENDIMENTO EM SAÚDE OFERTADO NA ATENÇÃO BÁSICA

Palavra-chaves: IDOSO, ATENÇÃO BÁSICA, SATISFAÇÃO DO PACIENTE, ATENÇÃO À SAÚDE Comunicação Oral (CO) AT 06: Políticas Sociais e Direitos da Pessoa Idosa Publicado em 26 de junho de 2019

Resumo

A POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE DA PESSOA IDOSA VISA PROMOVER A AUTONOMIA E A INDEPENDÊNCIA DAS PESSOAS IDOSAS NOS DIVERSOS NÍVEIS DE ATENÇÃO À SAÚDE, ESPECIALMENTE A ATENÇÃO BÁSICA, ESPAÇO DE VÍNCULO DIRETO COM ESSA POPULAÇÃO. OBJETIVA-SE ANALISAR O NÍVEL DE SATISFAÇÃO DE IDOSOS ACERCA DO ATENDIMENTO EM SAÚDE OFERTADO NA ATENÇÃO BÁSICA, NO ESTADO DA PARAÍBA. TRATA-SE DE UM ESTUDO DOCUMENTAL, DESCRITIVO, DE ABORDAGEM QUANTITATIVA, REALIZADO A PARTIR DO BANCO DE DADOS DA AVALIAÇÃO EXTERNA DO 2º CICLO DO PMAQ-AB, NO ESTADO DA PARAÍBA, BRASIL, FOCOU-SE NO ITEM SATISFAÇÃO DO USUÁRIO NO QUE TANGE ACESSO AO SERVIÇO DE SAÚDE, MARCAÇÃO DE CONSULTA E ACOLHIMENTO. QUANTO À SATISFAÇÃO DO CUIDADO RECEBIDO 69% DOS IDOSOS AVALIARAM COMO “BOM”, EM RELAÇÃO A NOTA ATRIBUÍDA AOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE 71,7% DOS IDOSOS MENCIONARAM NOTA DEZ PARA OS ENFERMEIROS, 68,4% PARA OS MÉDICOS, 70,6% AO AGENTE DE SAÚDE E 84% DOS IDOSOS AFIRMARAM QUE RECOMENDARIAM A UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE PARA UM FAMILIAR. CONCLUI-SE QUE OS IDOSOS APRESENTAM ALTO GRAU DE SATISFAÇÃO COM ATENÇÃO À SAÚDE PRESTADA DAS EQUIPES DE SAÚDE DA FAMÍLIA REVELANDO AVANÇOS DA ASSISTÊNCIA À SAÚDE DESSE GRUPO FUNDAMENTADO EM UM PROCESSO DE TRABALHO QUE ATENDE AS NECESSIDADES DOS USUÁRIOS IDOSOS NA PARAÍBA.

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