O EMPREGO DA LITERATURA DE CORDEL COMO FORMA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE É BASTANTE VANTAJOSO. COM AS ALTERAÇÕES E MODIFICAÇÕES DO ENVELHECIMENTO, O IDOSO ENCONTRA-SE MAIS SUSCEPTÍVEL À QUEDA, QUE É CONSIDERADA COMO UM IMPORTANTE PROBLEMA DE SAÚDE PÚBLICA. ESTE ESTUDO OBJETIVA RELATAR A EXPERIÊNCIA DA CONSTRUÇÃO DE UMA CARTILHA EDUCATIVA QUE ABORDA A LITERATURA DE CORDEL COMO UMA FORMA DE MINIMIZAR ESTE PROBLEMA DE SAÚDE PÚBLICA E O SEU USO NO AMBIENTE HOSPITALAR COMO FERRAMENTA PARA A PREVENÇÃO DESTE EVENTO COMUM NO COTIDIANO DA POPULAÇÃO IDOSA. TRATA-SE DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA QUE DESCREVE COMO FOI CONSTRUÍDA UMA CARTILHA EDUCATIVA EM FORMA DE LITERATURA DE CORDEL PARA QUE POR MEIO DA LEITURA DESTA, OS FAMILIARES, PROFISSIONAIS DA SAÚDE E OS PACIENTES TIVESSEM CONHECIMENTO SOBRE O PROCESSO DE HOSPITALIZAÇÃO E OS RISCOS QUE TRAZEM COM DESTAQUE PARA O RISCO DE QUEDA. A CRIAÇÃO DA CARTILHA COM USO DA LITERATURA DE CORDEL E AS ATIVIDADES RELACIONADAS POSSIBILITOU CONHECER, CONVIVER E IDENTIFICAR OS RISCOS MAIS COMUNS NO PROCESSO DE HOSPITALIZAÇÃO E INTERVIR DE FORMA INOVADORA COM A CRIAÇÃO DA CARTILHA QUE PERMITIU MAIOR INTEGRAÇÃO COM PROFISSIONAIS, PACIENTES E OS ESTUDANTES DO PROJETO.