O ENVELHECIMENTO POPULACIONAL É UMA REALIDADE NO BRASIL E COM ISSO, AUMENTA TAMBÉM AS DOENÇAS CRÔNICAS, AS QUAIS DETERMINAM A NECESSIDADE DE CUIDADOS MAIS INTENSOS, CONTÍNUOS E INTEGRADOS. DEVIDO O QUADRO DE DEPENDÊNCIA NAS SUAS ATIVIDADES FUNCIONAIS, OS IDOSOS ACABAM SENDO INSTITUCIONALIZADOS E PASSAM A ENFRENTAREM MUITAS VEZES, O AVANÇO DA DOENÇA E A TERMINALIDADE DA VIDA. NESSAS SITUAÇÕES, CABEM AS INSTITUIÇÕES DE LONGA PERMANÊNCIA (ILPS) DESENVOLVEREM AÇÕES QUE VISEM O CUIDADO INTEGRAL PAUTADO NA HUMANIZAÇÃO. DESSA FORMA OS CUIDADOS PALIATIVOS ESTÃO MUITO PRESENTES NAS ILPS E A HUMANIZAÇÃO É UM FATOR IMPRESCINDÍVEL VISTO QUE É COMPREENDIDA COMO O VÍNCULO CRIADO ENTRE A EQUIPE E O PACIENTE. O ESTUDO OBJETIVOU ABORDAR O TEMA DE CUIDADOS PALIATIVOS, HUMANIZAÇÃO E EDUCAÇÃO MÉDICA A PARTIR DA VIVÊNCIA PROPORCIONADA POR UM PROJETO DE EXTENSÃO EM UMA ILPS. TRATA-SE DE UM ESTUDO DESCRITIVO, TIPO RELATO DE EXPERIÊNCIA A PARTIR DE UM PROJETO DE PESQUISA E EXTENSÃO CUIDADOS PALIATIVOS DA FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS DA PARAÍBA (FCM-PB) COMPOSTO POR ESTUDANTES DE MEDICINA, NA VILA VICENTINA JÚLIA FREIRE NO PERÍODO DE 2018-2019. O PROJETO TEM COMO FOCO A ABORDAGEM DOS CUIDADOS PALIATIVOS NAS DIMENSÕES: CÂNCER, EQUIPE INTERDISCIPLINAR, ESPIRITUALIDADE E TERMINALIDADE. AS ATIVIDADES PERMITEM QUE O DISCENTE DESENVOLVA FERRAMENTAS DE COMUNICAÇÃO, HUMANIZAÇÃO E SENSIBILIDADE FRENTE AO IDOSO COM DOENÇAS SEM POSSIBILIDADES DE CURA. A EXPERIÊNCIA POSSIBILITOU O DESENVOLVIMENTO DE PRÁTICAS ATIVAS PAUTADAS NA HUMANIZAÇÃO A PARTIR DA ESCUTA QUALIFICADA E DA PROMOÇÃO DE ATIVIDADES LÚDICAS QUE PROMOVIAM A INTERAÇÃO DOS ESTUDANTES COM OS OUTROS IDOSOS DA INSTITUIÇÃO.