A EDUCAÇÃO EM SAÚDE É UM DOS ELEMENTOS IMPORTANTES NO COTIDIANO DOS INDIVÍDUOS, PROMOVE A CONSTRUÇÃO DE UMA LONGEVIDADE COM O MÍNIMO DE COMORBIDADES, ATRAVÉS DE UM ESTILO DE VIDA SAUDÁVEL. ENVELHECER ACARRETA TRANSFORMAÇÕES AO INDIVÍDUO DE ORDEM FISIOLÓGICA, BIOLÓGICA E SOCIAL, EXIGINDO MAIOR ATENÇÃO PREVENTIVA. NESSA PERSPECTIVA DE ASSISTÊNCIA, DESTACA-SE A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA POR PROPORCIONAR CONDIÇÕES QUE ESTIMULEM PROMOÇÃO DA SAÚDE E AUTOCUIDADO. TRATA-SE DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA ACERCA DAS ATIVIDADES EDUCATIVAS DESENVOLVIDAS EM UM PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIO INTITULADO “CAPITAL SAÚDE”, DESENVOLVIDO EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE JOÃO PESSOA, O QUAL TEVE COMO OBJETIVO RELATAR A EXPERIÊNCIA DE ACADÊMICOS DO CURSO DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA, ACERCA DAS AÇÕES EDUCATIVAS MEDIANTE VIVÊNCIA COM IDOSOS, PERTENCENTE AS TURMAS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, NO ANO DE 2018. O PROJETO EXPLANOU ESTRATÉGIAS DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE QUE AJUDARAM NA PROMOÇÃO, PREVENÇÃO E PROTEÇÃO À SAÚDE; FORAM REALIZADOS, APROXIMADAMENTE 12 ENCONTROS. OS TEMAS DESENVOLVIDOS ABORDAVAM AS NECESSIDADES DE SAÚDE, INERENTES À FAIXA ETÁRIA. AS AÇÕES EDUCATIVAS ERAM DESENVOLVIDOS POR MEIO DE TEATRO, PALESTRAS E RODAS DE CONVERSA, ONDE, SE IDENTIFICAVA A PARTICIPAÇÃO EFETIVA DOS IDOSOS E O INTERESSE EM CONSTRUIR NOVOS APRENDIZADOS, FORTALECENDO A INTERAÇÃO DO GRUPO E A MOTIVAÇÃO NO DESEMPENHO DO AUTOCUIDADO. OS RESULTADOS EVIDENCIARAM QUE O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS COM ESSE GRUPO ETÁRIO PODE COLABORAR PARA A MANUTENÇÃO DA SAÚDE E INTERAÇÃO SOCIAL. ACREDITA-SE QUE, AO PÔR EM PRÁTICA ESSA METODOLOGIA, PODE-SE OFERTAR UMA FORMA DE ENVELHECIMENTO SAUDÁVEL.