O TRABALHO APRESENTADO BUSCOU FAZER UMA INVESTIGAÇÃO ACERCA DA EDUCAÇÃO E APRENDIZAGEM AO LONGO DA VIDA, RELACIONADA À TERCEIRA IDADE. O LÓCUS DE ESTUDO FOI EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS E ADULTAS ENQUANTO CAMPO TEÓRICO E PRÁTICO, NA QUAL BUSCAMOS COMPREENDER EM QUE MEDIDA O FENÔMENO DO ENVELHECIMENTO TEM SIDO CONSIDERADO PARTE SUBSTANTIVA DAS DISCUSSÕES E AÇÕES QUE ENVOLVEM A TEMÁTICA. NESSE SENTIDO, O PONTO DE PARTIDA PARA ESTE ESTUDO FOI A EXPERIÊNCIA EDUCATIVA COM IDOSOS ORIUNDOS DA UNIVERSIDADE DA MATURIDADE DO TOCANTINS (UMA). BUSCAMOS DISCORRER SOBRE UM SUJEITO QUE É IGNORADO EM DIFERENTES FRENTES (PELAS POLÍTICAS PREVIDENCIÁRIAS, SANITÁRIAS E EDUCACIONAIS). UM SUJEITO QUE NÃO ENCONTRA NO ÂMBITO PÚBLICO E ESTATAL UM ESPAÇO PARA RENOVAR E ATUALIZAR SEUS CONHECIMENTOS E QUE TEM ENCONTRADO NA EXPERIÊNCIA DA UNIVERSIDADE UM MEIO PARA SE REINVENTAR E SE COMPREENDER ENQUANTO SER INCONCLUSO E, PORTANTO, CONSCIENTE DE SUA INCONCLUSÃO. METODOLOGICAMENTE NOSSO TRABALHO FAZ UMA INCURSÃO PELA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E, POR VEZES, EXPLICATIVA. POR TER A UMA DA UFT, NO TOCANTINS COMO REFERÊNCIA, A METODOLOGIA É INSPIRADA NO ESTUDO DE CASO ENQUANTO MÉTODO DE ANÁLISE.