A EDUCAÇÃO EM SAÚDE VOLTADA PARA OS CUIDADOS DA PESSOA IDOSA CONFIGURA-SE UMA DAS ATIVIDADES MAIS COMUNS DOS SERVIÇOS DE SAÚDE DIANTE DO AUMENTO DA EXPECTATIVA DE VIDA, E A NECESSIDADE EM PROMOVER SAÚDE. AS ATIVIDADES LÚDICAS COMO METODOLOGIA ATIVA ATUAM COMO FERRAMENTA DE INCENTIVO ONDE SÃO MEIOS EFICAZES EM TORNAR O IDOSO SUJEITO PARTICIPATIVO NESSE PROCESSO EDUCATIVO. TRATA-SE DE UM ESTUDO DESCRITIVO, TIPO RELATO DE EXPERIÊNCIA, BASEADO EM UMA ATIVIDADE EDUCATIVA REALIZADA NO ANO DE 2017, PELA EQUIPE ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA JUNTAMENTE COM UM PROFISSIONAL ENFERMEIRO CONVIDADO PELA EQUIPE, DE UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE NA CIDADE DE IMPERATRIZ NO ESTADO DO MARANHÃO. A AÇÃO ACONTECEU EM UM ÚNICO ENCONTRO E FAZIA PARTE DO CRONOGRAMA MENSAL DE ATIVIDADES DO PROGRAMA HIPERDIA (HIPERTENSÃO E DIABETES) DA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE, TEVE COMO POPULAÇÃO ALVO OS IDOSOS CADASTRADOS E QUE ERAM ACOMPANHADOS PELO PROGRAMA NA REFERIDA UNIDADE. AÇÕES EDUCATIVAS EM SAÚDE IMPLEMENTADA ATRAVÉS DA UTILIZAÇÃO DE ATIVIDADES LÚDICAS PROPORCIONA UMA OPORTUNIDADE SINGULAR E ESSENCIALMENTE ESTIMULADORA PARA O CUIDADO COM A SAÚDE DO IDOSO, TORNANDO-O SUJEITO ATIVO E PROTAGONISTA. A PRÁTICA DE ATIVIDADES LÚDICAS É UMA EXCELENTE ESTRATÉGIA PARA PROMOVER A MUDANÇA NO ESTILO DE VIDA DE IDOSOS, CONTRIBUINDO COM A AÇÃO TERAPÊUTICA TANTO DIRECIONADA PARA A CONDIÇÃO PATOLÓGICA QUE O IDOSO POSSUI, COMO FAVORECENDO A MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA EM SEU ESTADO COGNITIVO, FUNCIONAL E SOCIAL.