INTRODUÇÃO: AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA PRECONIZAM A UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO, COMO O PBL - PROBLEM-BASED LEARNING. BUSCANDO ESSA INTERDISCIPLINARIDADE, OS ESTUDANTES SÃO ESTIMULADOS A INTEGRAR CONHECIMENTOS E A DESENVOLVER COMPETÊNCIAS INERENTES AO CAMPO PROFISSIONAL, A PARTIR DE SITUAÇÕES REAIS NOS CENÁRIOS DE PRÁTICA. OBJETIVO: DESCREVER A APLICAÇÃO DOS COMPONENTES CURRICULARES DO SEGUNDO PERÍODO DO CURSO DE MEDICINA COM A ATENÇÃO À SAÚDE IDOSO DIABÉTICO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA EM SAÚDE. METODOLOGIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA NA ATENÇÃO À SAÚDE DE IDOSOS COM DIABETES MELLITUS (DM) ACOMPANHADOS PELA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE PARA CORRELACIONAR OS ACHADOS MORFISIOPATOLÓGICOS DO DM E CONTRIBUIÇÕES PARA AS PESQUISAS, COM AS UNIDADES TEMÁTICAS DOS COMPONENTES CURRICULARES DO CURSO DE MEDICINA DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PRIVADA. RESULTADOS: FOI POSSÍVEL CORRELACIONAR PELO MENOS UMA UNIDADE TEMÁTICA DE CADA UM DOS NOVE COMPONENTES MODULARES PARA A COMPREENSÃO DA FISIOPATOLOGIA, COMPLICAÇÕES E ACOMPANHAMENTO DOS IDOSOS DIABÉTICOS, BEM COMO IDENTIFICAR O PROCESSO DE TRABALHO NA ATENÇÃO AO IDOSO NA UBS, UTILIZAR NORMAS METODOLÓGICAS E APLICAR CONCEITOS ESTATÍSTICOS E EPIDEMIOLÓGICOS NAS PESQUISAS COM IDOSOS DIABÉTICOS. CONCLUSÃO: A ATIVIDADE FOI DE GRANDE VALIA PARA A FORMAÇÃO ACADÊMICA PELA OPORTUNIDADE DE INSERIR PRECOCEMENTE OS GRADUANDOS DO CURSO DE MEDICINA NOS CENÁRIOS DE PRÁTICA PROFISSIONAL E PROPICIAR A CORRELAÇÃO DOS TEMAS ABORDADOS COM A REALIDADE ESPERADA PARA A VIDA PROFISSIONAL.